Estudantes do IFF Macaé debatem a Petrobras com Guilherme Estrella


Cerca de 90 estudantes da graduação, ensino técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Macaé tiveram a oportunidade de conhecer mais da história da Petrobras e sua importância para o Brasil em debate com o conselheiro do Clube de Engenharia, Guilherme Estrella. Representando a Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), Estrella, geólogo e ex-diretor de exploração e produção da Petrobras, participou da mesa-redonda "O futuro da indústria do Petróleo no Brasil", em 23 de novembro. Ainda como palestrantes estavam presentes Severino Neto, diretor de Relações Institucionais do IFF Macaé; Carlos Barateiro, professor universitário;  Maria Inês Paes Ferreira e Alexandre Barreto, professores do instituto; além do mediador Thiago Coriolano, representante do Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação (CAECA).

Na mesa redonda, falou-se do momento econômico e da indústria petrolífera em geral. O assunto é particularmente interessante em Macaé em virtude de ser a sede da Petrobras na bacia de Campos. Com formações complementares, os presentes à mesa debateram o papel do petróleo na matriz energética do país e sua relação com a soberania nacional, tanto na área da energia quanto em diversas outras, pelo fato de ser um campo estratégico para a indústria. Também foram traçadas perspectivas de recuperação econômica do Brasil.


Guilherme Estrella atuou no debate com a ótica de quem tem grande experiência na área, além de visão política, e focou na importância da Petrobras para o país e da correlação entre o crescimento da empresa e da nação. Para o estudante Thiago Coriolano, o tema e a participação do conselheiro foram de grande valor para sua graduação: "Ouvir alguém com uma trajetória tão brilhante, e com tanto conhecimento a passar, agrega muito à minha formação profissional, e também como cidadão brasileiro consciente das riquezas e potenciais do Brasil", afirmou.

A mesa-redonda fez parte da VI Semana de Engenharia de Controle e Automação (VI SECAI), organizada pelo centro acadêmico, que teve como tema “Energia, Sustentabilidade e Inovação”. De 21 a 23 de novembro os estudantes contaram com uma programação de palestras e minicursos dos temas mais diversos, como ligações elétricas, poços de petróleo, logística, empreendedorismo e inteligência artificial.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo