O Clube de Engenharia tem tido uma preocupação e uma política de ressaltar a importância e estreitar os laços institucionais com as instituições de engenharia, através de seus profissionais, empresas e entidades de classe. No contexto do anunciado início das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) – que promete movimentar empresas e profissionais do estado – não poderíamos deixar de destacar e homenagear a Associação de Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro.

A Aeerj, criada em 1975, é a legítima representante das expressivas empresas de construção do Rio de Janeiro, responsáveis pelo planejamento e execução de importantes obras de infra-estrutura no estado. A Associação, com ampla representatividade junto a entidades de classe, participa ativamente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do Fórum da Construção Pesada.

Em 2005, a Aeerj foi pioneira na criação, junto com outras entidades, da Frente Pró-Rio, que luta desde então, de forma intensa, para que este estado e seus municípios sejam contemplados com justos recursos do orçamento da União – dos quais tem sido privado há décadas. A Frente Pró-Rio, da qual o Clube também faz parte, com o apoio do nosso governo estadual, tem sido fundamental para que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro não fique patinando nas vaidades políticas que são noticiadas país afora.

O Rio, como os outros estados, tem um papel fundamental na construção de uma realidade digna para seus cidadãos. Não é possível que continuemos vendo pessoas sem teto, sem direito à saúde ou à educação de seus filhos, como ainda constatamos, lamentavelmente. É importante que tenhamos a preocupação e o sonho de construir um país em que todos possam se utilizar de equipamentos básicos da engenharia, como a casa, o hospital e a escola.

Não é possível que parcela expressiva da população de nossa cidade e nosso estado continue passando por essas dificuldades. Sem a engenharia e o apoio do governo não conseguiremos reverter esse quadro.

Em abril próximo, o Clube realizará a 3ª Semana Nacional de Engenharia, cujo tema será "Bases para um projeto para o Brasil". Convidamos a Aeerj e as empresas a ela ligadas a participarem conosco em mais essa empreitada importante para a engenharia nacional.

A Diretoria

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo