Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Eficiência Energética, com Dias Leite

16/04/2015 às 15:00

A Academia Nacional de Engenharia - ANE, dá início na quinta-feira, 16 de abril, ao Ciclo de Palestras de 2015 e informa, com grande satisfação, que o primeiro encontro terá como expositor o professor Dias Leite. 
 
Título: Eficiência Energética

Dia e Hora: Quinta-feira, 16 de abril de 2015, 15h

Local: PUC / RJ - Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro, no auditório AMEX, no terceiro andar do prédio do Instituto de Administração e Gerência -IAG (maiores detalhes do local a seguir).
 
Embora a maioria conheça a trajetória do professor Dias Leite, e muitos já tenham trabalhado com ele ou tenham sido seus alunos, é importante registrar a trajetória deste engenheiro que tanto lutou e continua lutando para o desenvolvimento do nosso pais , em particular do Setor Elétrico.
 
Engenheiro  pela Escola Nacional de Engenharia - atual UFRJ, foi professor titular da Escola de Engenharia e também da Faculdade de Economia e Administração. Recebeu do Conselho Universitário o título de Professor Emérito. Na administração pública, exerceu os cargos de Secretário de Política Econômica do Ministro da Fazenda San Tiago Dantas e foi Ministro de Minas e Energia – 1969 /73 –,  quando promoveu significativa reestruturação dos Setores Elétricos e Mineral.
 
Preparou o projeto de lei que instituiu o incentivo fiscal ao reflorestamento .
 
Na  iniciativa privada, entre outras atividades, atuou junto com o professor Jorge Kafuri, na Ecotec, primeira empresa nacional de consultoria especializada  na análise de problemas de engenharia econômica, muitos deles relacionados com a Energia. Participou, também, da coordenação da constituição da Aracruz Florestal.
 
Seu livro  A Energia do Brasil,  cuja terceira edição foi  lançada em julho de 2014, é referência da evolução do Setor de Energia do Brasil, abrangendo desde o início do  século 20 até os dias atuais. Nesta terceira  edição, incluiu  um capítulo envolvendo os anos 2007-2014, denominado “Desestruturação do Setor de Energia (2007 -2014)“.

Aos 94 anos mantém  o vigor, atualidade, poder de síntese e entusiasmo para transmitir às gerações mais jovens sua experiência  em mais de 70 anos como engenheiro no setor público e privado, basicamente nas áreas de planejamento,  administração e economia .
 
Local : PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro, no auditório da Escola de Negócios (antiga e ainda conhecida como  IAG-Instituto de Administração e Gerência), localizado no terceiro andar do prédio. Este auditório também é conhecido como Auditório AMEX (American Express). O prédio fica localizado perto do restaurante Couve Flor, atravessando a ponte após o prédio sobre Pilotis Cardeal Leme, ao se entrar na PUC-Rio.

Detalhes

Data:
16/04/2015
Hora:
15:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo