“A semente do sucesso”, de João Scofield é lançado no Clube

O engenheiro João Scofield lançou o seu primeiro romance, “A semente do sucesso”, no último dia 8 de junho, no 22º andar do Clube de Engenharia. O lançamento é parte da iniciativa da Diretoria de Atividades Culturais, que vem trabalhando para aproximar e reunir os associados escritores.

Com auditório cheio, Scofield recebeu os muitos amigos que deixou no Brasil ao se mudar para Portugal, onde mora atualmente. Embora sempre engenheiro – segundo o autor, quem nasce para ser de exatas jamais deixa de sê-lo – Scofield se dedica à música em Portugal.

O diretor Cesar Drucker abriu o evento falando sobre as ideias que permeiam o livro. “Essa história é o resultado de anos de vivências no campo da administração de organizações empresariais. Essa experiência do engenheiro agora está sendo compartilhada com todos. O livro também faz parte de uma luta para a criação e fortalecimento de um cenário em que a honestidade e as boas relações tenham lugar de destaque, produzindo melhores resultados para a sociedade como um todo. Isso se encaixa especialmente agora, com a crise que vivemos. Há que ter uma confiança nos valores humanos para sobreviver a essa crise e que ela seja resolvida por caminhos melhores do que tem sido resolvida até agora”, declarou o diretor.

Uma história de vida

O livro conta a história de Felipe, um menino nascido no interior que se muda para um grande centro urbano e alcança o topo de sua carreira. Sua trajetória é reconstruída a partir de suas memórias, que florescem em um show de Roberto Carlos. Daí para frente, o leitor acompanha processos decisórios, sempre levando em consideração a lógica e a intuição. É uma obra sobre o enfrentamento de novas realidades apesar do medo: a coragem de sair das zonas de conforto.

O paralelo com a história de vida do autor é inevitável. Como ele, o protagonista deixou o interior da Bahia para trabalhar no Rio de Janeiro. No entanto, o autor diz que não é exatamente isso. “Não é a minha história, embora algumas vivências certamente sejam minhas. O processo criativo foi muito intenso”, conta.

Nasce o escritor
A vontade de escrever o livro veio no final da década de 80. Estava trabalhando na Bacia de Campos pela Petrobras e percebi que havia um novimento de administração voltado para o processo de qualidade. Para estudar a questão, escrevi muito. Mais tarde, na BR Distribuidora, participei de um projeto de certificação com vários treinamentos e eu anotava cada novo conceito. Um dia, a BR contratou Roberto Carlos para um evento e eu assisti ao show. Naquele show comecei a pensar em escrever um livro”, conta o autor, traçando mais um ponto em comum com o protagonista Felipe.

A vontade virou realidade agora e, embora more e trabalhe em portugual com música brasielira, não daria para não lançar também no Brasil, onde tudo aconteceu. O autor já trabalha em uma próxima obra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo