Clube participa de ações conjuntas por alternativas para o desenvolvimento

Representado pelo seu presidente, Francis Bogossian, o Clube de Engenharia participou, de 14 a 16 de setembro, da seção especial do Fórum Nacional, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que debateu temas centrais no âmbito do desenvolvimento, da política, do judiciário e da questão ambiental. O Fórum Nacional, presidido pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, existe há 23 anos e reúne cem dos principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país em um trabalho conjunto por alternativas para o desenvolvimento.

A abertura do Fórum Especial foi dedicada ao debate acerca de um novo modelo de desenvolvimento capaz de enfrentar a crise mundial e transformá-la em oportunidade, a exemplo do que aconteceu nos anos 1930, quando o mundo enfrentava grande recessão e o produto industrial brasileiro crescia a 10% ao ano. A questão política, apontada por Velloso como um grande problema do país, foi abordada no sentido de se buscar um novo sistema de partidos políticos com um mínimo de conteúdo programático e consciente de sua corresponsabilidade na execução de uma agenda de reformas e também de estratégias de desenvolvimento para o País.

Um dos paineis levantou a necessidade de um judiciário ágil e acessível a todos. A questão ambiental foi tema da seção de encerramento. Além de oferecer subsídios para a agenda que o Brasil deve propor na Conferência Rio+20, foi apresentada a proposta concreta de que as empresas – estatais e privadas – passem a instaurar em todo país a responsabilidade ambiental nos moldes com que disseminaram a responsabilidade social.

Estiveram presentes no fórum o embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap; Júlio Sérgio Gomes de Almeida, diretor-geral do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI); Carlos Rocca, Diretor-técnico do IBMEC; Paulo Guedes, CEO da BR Investimentos; o desembargador Manoel Alberto Rebêlo, presidente do TJRJ; Wadih Nemer Filho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro; o jornalista Luis Nassif; a atriz Fernanda Montenegro; parlamentares e presidentes de diversos partidos políticos; entre outros representantes do governo, sociedade civil e setor privado nacional.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo