Em grande festa, no dia 02 de maio, o Clube de Engenharia entregou o prêmio Eminente Engenheiro do Ano de 2010, oferecido anualmente ao engenheiro que se destacou no exercício da profissão e na defesa da engenharia nacional. Segundo o presidente Francis Bogossian, o engenheiro que seria agraciado com o prêmio em 2010 precisava estar à altura da marca histórica dos 130 anos do Clube de Engenharia. Justamente por isso, o engenheiro civil, empresário de sucesso e cidadãos exemplar, Jaime Rotstein foi o escolhido. “Jaime não se fechou na tarefa de ser apenas um bom engenheiro. Foi também empresário, dando oportunidade aos colegas, publicou diversos livros, sempre na defesa da engenharia nacional e jamais deixou de lado os problemas da nação brasileira”, discursou Francis antes de entregar a Jaime o diploma e a tradicional medalha Paulo de Frontin. 

Na mesa, além do presidente Francis, estavam Wagner Victer, presidente da CEDAE, representando o governador Sérgio Cabral, Guilherme Estrella, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Senador Bernardo Cabral, representando a Confederação Nacional do Comércio e Antonio Cardoso Cunha, da comissão de energia da União Europeia. Victer lembrou da atuação pioneira de Rotstein na área do biocombustível. “Ele já falava de álcool e biocombustível em uma época em que várias pessoas sequer acreditavam nessa alternativa. Quando o assunto começou a ser amplamente debatido, o doutor Jaime já tinha pelo menos meia dúzia de livros publicados em relação ao tema”. 

O homenageado
Fundador da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A., o conselheiro Rotstein participou de grandes obras, tais como a Barragem de San Juan, na República Dominicana; o Centro Industrial de Viana, em Angola; a Ferrovia Ponta da Madeira, em Carajás; o metrô do Rio de Janeiro; o Rodoanel Metropolitano de São Paulo; a Rodovia Presidente Dutra - Br 116,entre muitas outras. Sempre presente em grandes lutas sociais, Jaime foi peça chave em avanços da engenharia nacional e do próprio país, tendo participado de grandes momentos da história brasileira como, por exemplo, a campanha “O Petróleo é Nosso”, além de assumir posição de liderança na “Campanha de Defesa da Engenharia”, que culminou no decreto 64.345 de 1969, que regularizou a categoria. 

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, além de conselheiro do Clube, Jaime foi vice-presidente da casa entre 1967 – 1970, na gestão Saturnino Brito; membro da Comissão Nacional de Energia entre 1986 e 1989; membro do Grupo Coordenador de Conservação de Energia (GCCE) e do Programa de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), em representação à Confederação Nacional do Comércio, em 1991; membro fundador da Academia Nacional de Engenharia, também em 1991; Secretário Executivo do Comitê Contrato com o Brasil, de 1997 a 1999; Patrono do Programa Memória do Saneamento Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em 1999 e fundador da referida entidade; membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – COMUDES / Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro, de 1999 a 2000; membro do Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS e da BR - Petrobras Distribuidora S.A., de 1999 a 2002; e membro do Conselho Empresarial de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e do Centro Industrial do Rio de Janeiro, a partir de 7 de fevereiro de 2000 até hoje. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo