Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Nanotecnologia: como pensar grande, pensando pequeno

19/11/2019 às 17:30 - 20:00

Resumo:
A nanotecnologia representa um novo desafio para as áreas de ciências básicas, como física, química e matemática, e para todas as engenharias. Com 20 anos de desenvolvimento, esta área começa a trazer produtos de inovação para a sociedade, que estão presentes nas áreas farmacêutica, de alimentos, de novos materiais, biologia e computação.

O desenvolvimento destes novos produtos necessita obrigatoriamente do uso de técnicas de caracterização de novos materiais. Existe um grande esforço no desenvolvimento de novas técnicas de caracterização de materiais em escala nanométrica, pois para o desenvolvimento de produtos inovadores é necessário um controle das características finais destes nanomateriais. A avaliação de nanomateriais do tipo 3D (ex: nanocompósitos), 2D (como películas, revestimentos e filmes finos), 1D (como nanotubos) e 0D (como pontos quânticos – quantum dots) exige o uso de técnicas de caracterização especiais que são realizadas através da observação de fenômenos de interação em escala molecular e atômica.

Palestrante:
José Brant de Campos
Possui graduação em Engenharia de Ciência dos Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM/UERJ) e é Procientista do programa Prociência da UERJ. É Coordenador da UDT (Unidade de Desenvolvimento Tecnológico) NANOFAB (Laboratório Multiusuário de Nanofabricação e Caracterização de Nanomateriais). Foi Conselheiro Regional do CREA-RJ (2016, 2018), como representante eleito do Clube de Engenharia do Brasil e Coordenador Adjunto da Câmara de Engenharia Mecânica do CREA-RJ (2018). É membro eleito do Conselho de Apoio à Pesquisa Científica da Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ e membro do Comitê Institucional de Gestão de Equipamentos Multiusuários da UERJ. Foi membro eleito do Conselho Consultivo da Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ (2017-2019). No período de 2015-2019 publicou 27 artigos em revistas internacionais indexadas, e orientou 07 Dissertações de Mestrado. É revisor Ad-Doc de 10 revistas indexadas, entre elas, METALLURGICAL AND MATERIALS TRANSACTIONS A-PHYSICAL METALLURGY AND MATERIAl, Hydrometallurgy, Journal of Materials Research and Technology e Materials Research. É revisor Ad-doc de projetos da FAPERJ.

Promoção:
Diretoria de Atividades Técnicas - DAT
Divisão Técnica de Exercício Profissional - DEP
Divisão Técnica de Formação do Engenheiro - DFE

Apoio:
Divisão Técnica de Manutenção - DMA
Divisão Técnica de Engenharia Econômica - DEC
Divisão Técnica de Engenharia Industrial - DEI
Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia - DCTEC

Serviço:
Dia 19/11, terça-feira, às 17h30
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Detalhes

Data:
19/11/2019
Hora:
17:30 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo