Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

PRATICANDO O ENSINO DE HUMANIDADES NA ENGENHARIA:UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

27/09/2022 às 18:00 - 20:00

O projeto Humanidades na Engenharia vai tratar na edição de setembro, no dia 27, às 18h, do tema "Praticando o ensino de Humanidades na Engenharia: uma experiência pedagógica". O professor José Carlos Vilar Amigo vai falar durante o encontro sobre o desafio de se integrar o ensino técnico das disciplinas essenciais para a formação dos engenheiros com a necessidade de desenvolvimento de uma visão mais holística da atividade e com os saberes e conhecimentos humanísticos.

Os conhecimentos acumulados pelas Ciências Exatas não excluem uma compreensão mais profunda de suas aplicações e impactos sobre a sociedade. Por isso, essas áreas precisam estar mais próximas das Ciências Humanas e Sociais. A antiga dicotomia entre esses departamentos precisa ser superada e o projeto Humanidades na Engenharia vem ao encontro desse propósito mais harmonizador. 

Já em 2019, o MEC incluiu nas competências esperadas dos egressos dos cursos de engenharia: "ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica". A abordagem holística recupera oficialmente seus espaços na formação acadêmica dos engenheiros e nós esperamos que não ocorram retrocessos nesta política. Nosso palestrante tem muito a nos ensinar sobre como esse processo vem se dando na prática. Participe e traga suas dúvidas e sugestões para esse debate.


SOBRE O PALESTRANTE:

O professor José Carlos Vilar possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), atuando principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia, filosofia geral, automação industrial, gestão de empresas e planejamento estratégico.

O evento será transmitido pelo Canal do Clube de Engenharia, no YouTube. Assista e aproveite, assine o Canal do Clube de Engenharia no YouTube.

Detalhes

Data:
27/09/2022
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,
Website:
https://www.youtube.com/user/clubedeengenharia

Local

Clube de Engenharia
Avenida Rio Branco, 124
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20040001 Brasil
+ Google Map
Telefone
2121789200

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo