Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Quais os possíveis cenários no futuro do nosso País em função da evolução tecnológica?

03/05/2023 às 18:00 - 20:00

- Inscrições limitadas -

No próximo dia 3 de maio, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 24ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico. 

Em toda a primeira quarta-feira do mês, exceto feriados, a entidade realiza o evento, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com inovação, ciência e tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica.

O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes, que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.

O tema de maio é “Quais os possíveis cenários no futuro do nosso País em função da evolução tecnológica?”.

O avanço tecnológico tem causado transformações impactantes e até disruptivas nas atividades profissionais e no mundo corporativo de forma geral. Por isso, cabe o debate sobre como a sociedade deve se preparar para que essa evolução tenha o melhor proveito possível, com a devida adaptação de pessoas de todas as idades às mudanças advindas desse processo.  

Para destrinchar o tema, foram convidados o professor Jano Moreira de Souza e o engenheiro de produção Yuri Lima.

As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:

  1. Qual a evolução tecnológica prevista para os próximos anos no Brasil em função do cenário atual?
  2. Quais os efeitos esperados dessa evolução na formação profissional e nas relações de trabalho?
  3. Há diferenças significativas dos efeitos sobre profissões tecnológicas, profissões da área da saúde e das ciências humanos e sociais?
  4. Quais os cenários estratégicos possíveis para lidar com esta transformação?
  5. O que fazer desde já para preparar profissionais para essas transformações?

Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira3 de maio, das 18h às 20h.

Palestrantes inspiradores

Jano Moreira de Souza: Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ (1974), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1978) e doutorado em Sistemas de Informação – University of East Anglia (1986). Atualmente é professor titular da UFRJ e coordenador do Laboratório do Futuro (COPPE/UFRJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Gestão do Conhecimento, Sistemas de Suporte à Negociação, Computação Autonômica e Trabalho Cooperativo Suportado por Computador.

Yuri Lima: É Engenheiro de Produção, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na COPPE/UFRJ no projeto “COVID-19 e Automação: modelo de suporte à transição profissional de trabalhadores desempregados”. Atua no Laboratório do Futuro (COPPE/UFRJ), onde coordena a linha de pesquisa “Futuro do Trabalho”, tendo publicado artigos e relatórios técnicos, organizado eventos e dado mais de 100 palestras e entrevistas sobre o tema. É fundador da LABORe, um negócio de impacto social, e Assessor Técnico I (Prospectiva do Trabalho) no Departamento Nacional do Senac.

Facilitadora do debate

Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes

Realização

Equipe coordenadora do evento, integrada por:

Conselheiros Cesar DruckerFátima Sobral Fernandes Margarida Lima

Local

ZOOM - SYMPLA
Brasil + Google Map
Ver site do Local

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo