Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Segurança, confiabilidade e riscos em obras geotécnicas - 14ª PALESTRA MILTON VARGAS DA ABMS – 2018

05/12/2018 às 17:00 - 19:00

Segurança, confiabilidade e riscos em obras geotécnicas
14ª PALESTRA MILTON VARGAS DA ABMS – 2018

Anualmente, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realiza a Palestra Milton Vargas, contando com um palestrante de destaque escolhido pela diretoria nacional da associação, o qual faz a apresentação itinerante em diversas partes do país. O evento homenageia o professor Milton Vargas, ícone da engenharia geotécnica, um dos primeiros a lecionar mecânica dos solos no país, no início dos anos 40, e um dos fundadores da ABMS. Milton Vargas, que faleceu em 2011, publicou diversos livros, tanto sobre engenharia quanto ciências e filosofia, além de dezenas de artigos em revistas.

Em 2018, o palestrante será o professor Waldemar Hachich. Graduado em Engenharia Civil em 1972, Hachichi obteve o mestrado em Engenharia de Estruturas (1978), assim como a graduação, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Doutorou-se em Engenharia Geotécnica no Massachusetts Institute of Technology (1981).

Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1973, atualmente é professor titular e foi paraninfo ou professor homenageado de inúmeras turmas ao longo desses anos, possivelmente em razão da sua constante atenção ao tema de ensino e aprendizado de Engenharia Civil. Orientou diversas pesquisas de mestrado e doutorado. Trabalhou na Promon Engenharia (1973-1976).

Fundou as empresas Interact, na qual atuou de 1986 a 1991, e Geoexpert (1992-presente), tendo combinado, desde 1982, atividades de consultoria geotécnica e de desenvolvimento de software (Estável e Percplan). Foi presidente da ABMS (2001-2004), vice-presidente da ISSMGE para a América do Sul (2005-2009), editor da Soils and Rocks (2013-2016). É membro de dois comitês técnicos internacionais da ISSMGE: TC306 - "Geo-Engineering Education" (do qual foi presidente de 2013 a 2017) e TC304 – “Engineering Practice of Risk Assessment and Management”.

É coeditor e coautor do livro “Fundações: Teoria e Prática”. Seus interesses profissionais e acadêmicos dirigem-se prioritariamente para métodos analíticos, numéricos e probabilísticos em Geomecânica e para riscos, confiabilidade e decisões em Engenharia Geotécnica.

Resumo:
A segurança das obras geotécnicas é uma preocupação sempre presente, sobretudo em função da extrema variabilidade, no tempo e no espaço, dos materiais naturais envolvidos. Procura-se examinar o desenvolvimento histórico dos processos de verificação e garantia da segurança em Engenharia Geotécnica, dar interpretação conceitual aos indicadores de segurança adotados e discutir os riscos a eles associados, inclusive aqueles de origem não necessariamente geotécnica.

Estruturas geotécnicas usuais (fundações, taludes de aterros, cortes e solos reforçados, contenções, barragens e túneis) oferecem exemplos simples que permitem discutir técnicas de tomada de decisões visando a uma gestão eficiente dos riscos, tendo como pano de fundo modelos probabilísticos adequados e parâmetros de projeto bem estimados.

Caminhos para a evolução da análise de confiabilidade e da gestão de riscos de obras geotécnicas são apontados, assim como os cuidados necessários para garantir a correção - e, portanto, a aplicabilidade prática - dos resultados obtidos.

Promoção:
Clube de Engenharia
Diretoria de Atividades Técnicas - DAT
Divisão Técnica de Geotecnia - DTG
Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS

Serviço:
Dia 05/12, quarta-feira, às 17h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

 

Detalhes

Data:
05/12/2018
Hora:
17:00 - 19:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo