Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

SOBERANIA E INSERÇÃO INTERNACIONAL

19/09/2022 às 19:00 - 21:00

Quarto painel do evento “Um Projeto para Reconstrução do Brasil”

Um Projeto para Reconstrução do Brasil”, promovido pelo Clube de Engenharia, chega à sua quarta e última etapa, discutindo um tema de estratégico para o futuro do país. No painel de 19/09 (segunda-feira), às 19h, haverá debate sobre “Soberania e Inserção Internacional”. Os convidados para dar palestras sobre os desafios nacionais nessa área são o diplomata Adhemar Bahadian e o professor de Relações Internacionais Maurício Metri. O evento será transmitido pelo canal do Clube no YouTube.

Todos os povos têm o direito de se autodefender, de proteger seu território e suas riquezas, bem como de estabelecer suas próprias normas de convivência social e de funcionamento de suas instituições, o que torna a questão da soberania tão fundamental. É um princípio das Nações Unidas, que consagra a igualdade soberana dos Estados dentro de suas fronteiras, fazendo valer sua autodeterminação. 

O Brasil é um grande país, entre os cinco maiores do mundo sob diversos critérios, tais como: extensão territorial; população; recursos naturais; capacidades agroindustriais, inclusive tecnológicas, e uma (ainda) diversificada capacidade industrial e de mão de obra qualificada, além de contar com universidades e centros de pesquisa que promovem desenvolvimento & inovação tecnológica de ponta. Entretanto, temos perdido, seguidamente, posições no ranking das maiores economias, e hoje estamos fora do “primeiro time”, das 10 maiores.

Entretanto, o Brasil tem condições para não “se apequenar” ou “ser apequenado”. Não há como ficarmos fora da Sistema Mundo, da Governança Mundial, da utilização de nossa real capacidade de “soft power”, já comprovada com sucesso.

Nesta terceira década, aflora a luta tectônica pela manutenção do poder imperial unipolar, os EUA, conquistado pós a implosão da URSS, em 1991, contra o irreversível avanço da China para a liderança mundial, como maior potência sob todos os aspectos, exceto o militar, ora em expansão.  Ocorre, igualmente em relação ao renascimento da Rússia como a segunda maior potência militar do mundo. Todas, claro, potências nucleares. E ainda, esta luta de titãs ocorre sob uma estrutura de governança mundial arcaica e disfuncional, montada pelos vencedores ao final da II Guerra Mundial, isto é, há quase 80 anos!

Em um mundo desta complexidade, com alterações radicais, o Brasil conseguiu implantar, na primeira década deste século, uma política externa “ativa e altiva”, passando a ser efetivamente um ator relevante no tabuleiro internacional. 

Entretanto, a partir de 2013, políticas e decisões equivocadas, levaram o país a cada vez mais, perder projeção e protagonismos, situação que se tornou crítica após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e trágica a partir de 2019, com a implantação de uma política externa enraizada em ideologias descabidas e pouco preocupada com os interesses do país

O Brasil abdicou do exercício de sua soberania e inserção internacional, na defesa de seus próprios interesses, sejam comerciais, de desenvolvimento econômico, social e ambiental, além da busca de alianças e projeção internacional, em um mundo que irremediavelmente será multipolar. Hoje somos um país isolado, sem credibilidade, propriamente um pária!

Diante dessa situação é necessário e urgente recuperar a soberania brasileira, bem como nossa inserção internacional, através do multilateralismo, para poder retomar o desenvolvimento, a democracia e a justiça social. Também é muito importante destacar que não há desenvolvimento soberano sem engenharia própria. 

Para debater essas questões o Clube de Engenharia realiza esse painel, concluindo um ciclo, iniciado em julho de quatro encontros. Ao final dos debates, será elaborado um documento com propostas para serem entregues aos candidatos à Presidência da República, como contribuição para a elaboração de políticas a derem adotadas no próximo mandato. Participe através do nosso canal no YouTube e traga também suas colaborações.

Sobre os palestrantes:

Adhemar BahadianAdhemar Bahadian é diplomata aposentado, tendo atuado no Itamaraty por 45 anos. Foi embaixador do Brasil em Roma e representante do país junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Maurício Metri - Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faz parte do corpo de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) do Instituto de Economia da UFRJ. Leciona disciplinas nas áreas de Economia Política Internacional e História. Doutor (2007), Mestre (2003) e Graduado (1999) em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ). 

Detalhes

Data:
19/09/2022
Hora:
19:00 - 21:00
Categorias de Evento:
,
Website:
https://www.youtube.com/user/clubedeengenharia

Organizador

Clube de Engenharia
Ver site do Organizador

Local

Clube de Engenharia
Avenida Rio Branco, 124
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20040001 Brasil
+ Google Map
Telefone
2121789200

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo