
- Este evento já passou.
Telhas fotovoltaicas - inovação made in Brazil
26/11/2019 às 18:00 - 20:00

Objetivo:
Comentar sobre o ciclo de inovação tecnológica que levantou diversas oportunidades e resultou no projeto fotovoltaico. Serão abordados aspectos da integração do fotovoltaico à construção civil (BIPV - Building Integrated Photovoltaics) e às orientações que são dadas ao atendimento e condições do Brasil.
Resumo:
A palestra mostrará o projeto de inovação construído pela Eternit nos últimos anos e como uma de suas iniciativas resultou no desenvolvimento de uma telha fotovoltaica, capaz de gerar energia elétrica a partir da luz solar. Mostrará ainda como a integração da geração fotovoltaica à construção apresenta benefícios e onde melhor se aplica, além de apresentar os desafios de criar produtos e serviços adequados às condições climáticas e métodos construtivos locais e ao poder aquisitivo do mercado brasileiro.
Palestrante:
Luiz Antonio Lopes
Engenheiro mecânico, pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Gerente de novos negócios na ETERNIT. Responsável por inovação e desenvolvimento de projetos fotovoltaicos.
Promoção:
Diretoria de Atividades Técnicas - DAT
Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente - DEA
Apoio:
Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis - DRNR
Divisão Técnica de Energia - DEN
Serviço:
Dia 26/11, terça-feira, às 18h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca