Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Coppe promove painel sobre a Engenharia no enfrentamento dos desastres

18 março às 08:00 - 17:00

Nas últimas décadas, cidades do estado do Rio de Janeiro têm sido fortemente castigadas por temporais que se tornaram ainda mais intensos, em função das mudanças climáticas, a exemplo dos mais recentes que provocaram mortes, destruição e desalojamentos na Baixada Fluminense e em bairros da Zona Norte da cidade do Rio.

Como forma de contribuir com autoridades governamentais e com a sociedade civil a combater efeitos do aquecimento global que afetam diretamente à população, a Coppe/UFRJ promove, dia 19 de março, às 14 horas, o painel “Coppe Sociedade: a Engenharia no enfrentamento dos desastres”. O evento, que é aberto ao público, gratuito e com direito a certificado de participação, será realizado no auditório da Coppe, na Rua Moniz Aragão, 360, Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária.

O objetivo é reunir academia, representantes da sociedade civil e órgãos de Governo para apresentar os impactos das mudanças climáticas no estado do Rio de Janeiro, alertar e educar sobre o enfrentamento de desastres, e discutir perspectivas de avanço na relação entre a academia e a sociedade. Para tanto, o painel será dividido em três mesas-redondas: “Mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura civil-urbana”, “Organização da sociedade no enfrentamento dos desastres” e “Situação atual e desafios dos municípios para lidar com eventos naturais extremos”.

O evento, que consolida o pioneirismo e a vocação da Coppe em aliar pesquisas em diferentes áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, contará na abertura com a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e com o coordenador do recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia em Desastres (Ceped) da instituição, Tharcisio Fontainha, também diretor-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento da Coppe. Durante o painel, Fontainha apresentará o centro, abordando sobre sua finalidade e missão.

Sobre a Coppe

A Coppe/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia, referência no Brasil e no mundo.  Com um amplo parque laboratorial que reúne mais de cem instalações modernas e de alto nível, é um dos maiores complexos de laboratórios da América Latina no campo de Engenharia.

Dez de seus treze programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) foram avaliados pela Capes com os conceitos 6 e 7 – os mais altos do sistema. Esse desempenho é equiparável aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

Sua estrutura e pesquisadores estão preparados para fazer frente aos novos desafios em Energia, Engenharia da Saúde, Inteligência Artificial; Bioeconomia; Economia Azul; Cidades Inteligentes e Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono.

Confira a programação

Abertura: 14 horas

Professora Suzana kahn – diretora da Coppe

Professor Tharcisio Fontainha – Coordenador do Ceped da Coppe

Mesa 1 – Mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura civil-urbana – 14h10

Andrea Santos – Professora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe e secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC).

É coordenadora da Rede “Urban Climate Change Research Network” (UCCRN), na América Latina, na qual também atuou na elaboração do Terceiro Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas e Cidades, sendo ainda autora principal do capítulo sobre Planejamento Urbano.

Maurício Ehrlich – Professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, com ênfase em Engenharia Geotécnica.

Nesta área, tem forte atuação em estudos de encostas e prevenção e contenção de deslizamentos. Atualmente coordena o projeto SABO, que em parceria com o Japão, é voltado para a implantação no Brasil de técnicas avançadas de retenção de detritos carregados por enxurradas em dias de fortes chuvas.

Paulo Canedo – Professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, com ênfase em Recursos Hídricos.

Atuou como coordenador técnico na primeira fase do Projeto Iguaçu, que envolve um conjunto de obras e medidas para disciplinar o uso do solo, visando controlar inundações e a recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, na Baixada Fluminense e Zona Oeste da Cidade do Rio.

Moderação: Daniel A. Rodriguez – Professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, com ênfase em hidrometeorologia, hidrologia e mudanças ambientais globais. Atua na avaliação de impactos, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas nos recursos hídricos.

Mesa 2 – Organização da sociedade no enfrentamento dos desastres – 14h50

Tharcisio Fontainha – Professor do Programa de Engenharia de Produção e diretor-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Coppe.

É coordenador do recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia em Desastres (Ceped) da instituição, que deve atuar em todo o ciclo de vida dos desastres: desde a mitigação, preparação, resposta e recuperação. Um dos projetos envolve o desenvolvimento de metodologia para avaliação, acompanhamento e melhoria de planos de contingência.

Amanda Xavier – Professora do Programa de Engenharia de Produção e diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Coppe.

É coordenadora do Centro Avançado em Sustentabilidade, Ecossistemas Locais e Governança (Casulo), da Incubadora de Tecnologia Social (ITCP) da Coppe e de diferentes equipes multidisciplinares de projetos institucionais com foco na sustentabilidade.

Marcos Mendonça – Professor de Engenharia Civil, da Escola Politécnica da UFRJ e colaborador da Coppe, atuando nas áreas de Geotecnia e redução de riscos de desastres associados a movimentos de massa.

É também colaborador do Programa de Mestrado em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Moderação: Ana Paula Maiato – Doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, na área de Gestão e Inovação, com ênfase em Logística Humanitária e Desastres. Atua com pesquisas em Gestão de Operações, no contexto de crises no estado do Rio de Janeiro.

Mesa 3 – Situação atual e desafios dos municípios para lidar com eventos naturais extremos – 15h30

Gil Kempers – Secretário de Proteção e Defesa Civil da Cidade de Petrópolis. É Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e especializado em Gestão Integrada de Desastres por Sedimentos (Japão) e em Sistemas de Alerta e Alarme Antecipados (Espanha). É ex-subdiretor geral de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro.

Kellen Salles – Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, diretora da Escola de Defesa Civil (ESDEC) do Estado do Rio de Janeiro. É especialista em Proteção e Defesa Civil e instrutora de Proteção e Defesa Civil. A missão de ESDEC é qualificar  recursos humanos com competências que possibilitem a redução de riscos e a minimização dos desastres que possam ocorrer, principalmente no território fluminense.

Marilene Ramos – Diretora de relações institucionais e sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil e presidente do Conselho de Administração da concessionária Rio+Saneamento. Engenheira Civil pela UFRJ e Doutora em Engenharia Ambiental pela Coppe/UFRJ, foi diretora de infraestrutura e sustentabilidade do BNDES, presidente do IBAMA, do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e secretária de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

ModeraçãoTharcisio Fontainha – Professor do Programa de Engenharia de Produção e diretor-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Coppe. É coordenador do recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia em Desastres (Ceped) da instituição

Encerramento: 16h10

 

Fonte: COPPE/UFRJ – Ascom
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Detalhes

Data:
18 março
Hora:
08:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo