Claudia Sheinbaum, Ph.D. em Engenharia, é primeira presidenta eleita do México

Claudia Sheinbaum, Ph.D. em engenharia de energia, é a primeira mulher eleita presidente do México, com aproximadamente 60% dos votos. Sua posse será em 1º de outubro. Defensora do controle estatal sobre as fontes de energia, a cientista climática estará à frente de uma das maiores petroleiras estatais do mundo, a Pemex, cuja expansão é um ponto central da política do atual presidente Andrés Manuel López Obrador.

Formada em física, o mote da sua campanha foi “A esperança nos une”. Autora de mais de cem artigos e dois livros sobre energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável), fez uma tese sobre “estudo termodinâmico de uma estufa doméstica de lenha para uso rural”, aplicado ao cotidiano.

Foi prefeita de Tlalpan de 2015 a 2017 e secretária do Meio Ambiente da Cidade do México de 2000 a 2006, durante o mandato de Andrés Manuel López Obrador como prefeito. Contribuiu para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Em 2018, ela foi listada como uma das 100 Mulheres da BBC.

O plano de governo de Sheinbaum contempla "100 passos para a transformação", entre os quais está o aumento de bolsas de estudo universitárias e escolares, a concessão de pensões a mulheres dedicadas aos cuidados domésticos, o fortalecimento dos sistemas de diagnóstico médico e de saúde mental, a construção de centenas de milhares de casas e a elevação da paridade salarial entre homens e mulheres ao estatuto constitucional.

Bailarina na infância - Foto: arquivo pessoal

Nascida em 24 de junho de 1962 na Cidade do México, é filha de Carlos Sheinbaum, que era um empresário e químico, cujos pais, judeus, chegaram da Lituânia no México em 1920. Sua mãe, Annie Pardo, é bióloga e médica cujos pais, também judeus, chegaram da Bulgária em 1940. Ambos militantes de esquerda na universidade e pioneiros em seus trabalhos científicos. Pardo recebeu o Prêmio Nacional de Ciência em 2022 por suas contribuições à biologia celular.

Militante histórica e cientista climática premiada, Claudia cresceu em Tlalpan, bairro de classe média alta na zona sul da capital. Fez mestrado e doutorado em Engenharia Energética e Ambiental e assinou diversas teses, entre elas uma intitulada "Estudo termodinâmico de fogão doméstico a lenha para uso rural".

Como secretaria de Meio Ambiente esteve à frente de obras importantes na cidade do México como Metrobus, as ciclovias e o 2º piso do periférico. Em 2006 foi porta voz da campanha de Obrador para a presidência.
Desde o final de 2015, Sheinbaum atuou como prefeita de Tlalpan. Ela renunciou ao cargo ao receber a indicação de candidatura do prefeito da Cidade do México para a coalizão Juntos Haremos Historia (Juntos Faremos História) composta pelo Movimento de Regeneração Nacional (MORENA), o Partido do Trabalho (PT) e o Partido Encontro Social (PES).

Em 1986, Sheinbaum conheceu o político Carlos Ímaz Gispert, com quem foi casada de 1987 a 2016. Deste casamento tem uma filha, Mariana, nascida em 1988, e também se tornou madrasta de Rodrigo Ímaz Alarcón, nascido em 1982. Atualmente é casada com Jesús María Tarriba, que é físico e funcionário do Banco do México.

 

Fontes: BBC News Brasil e Wikipedia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo