Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Das cidades atuais às Cidades Inteligentes rumo ao Desenvolvimento Sustentável

4 agosto às 18:00 - 19:00

Inscrições gratuitas em https://www.sympla.com.br/das-cidades-atuais-as-cidades-inteligentes-rumo-ao-desenvolvimento-sustentavel__1283050

Em agosto o  Encontros com Tecnologia mergulha mais a fundo nas tecnologias disruptivas do nosso presente e futuro próximo. Na primeira quarta-feira do mês, pensaremos o tema “Das cidades atuais às Cidades Inteligentes rumo ao desenvolvimento sustentável”, em um espaço pensado para o networking temático e a cocriação de projetos de interesse individual e coletivo relacionados ao exercício profissional.

O esforço para transformar nossas cidades com atenção especial para infraestrutura, planejamento e inteligência de pessoas empreendedoras e criativas traz desafios que precisam ser vencidos e oportunidades que podem ser aproveitadas se identificadas a tempo.

Diversos municípios no mundo deram início a esse processo e já são considerados ou estão a caminho de se tornarem cidades inteligentes de fato. Você está pronto para essa profunda mudança na forma de se relacionar com a cidade?

Qual é o seu lugar, como cidadão e profissional, nessas cidades inteligentes?

Que oportunidades deverão surgir com a consolidação das muitas tecnologias empregadas nesse novo tipo de cidade?

É necessário se preparar de alguma forma para essa nova realidade?

Quando o uso de tecnologias em rede se consolidará na sua cidade?

O Encontros com Tecnologia debate essas e outras questões relacionadas ao tema no próximo dia 04 de agosto e você é nosso convidado.

Esperamos você! Traga as suas ideias!

A exposição inspiradora dos debates será do Engenheiro de Telecomunicações Telmo Cardoso Lustosa, ex-diretor da secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, onde no início da década de 2010 era responsável pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Hoje ele é professor do curso Smart Cities da Extecamp/UNICAMP e atua na Divisão Técnica Especializada de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI) do Clube de Engenharia e no seu Conselho Diretor.

O evento de agosto será o quinto da série de encontros voltados ao networking, à troca de experiências e ao enriquecimento de projetos de âmbito pessoal e profissional. A partir de uma apresentação inspiradora com um convidado especial, pensaremos juntos como as cidades inteligentes em construção irão mudar a vida das pessoas, as relações de trabalho e suas contribuições para um futuro mais sustentável.

Quer entender melhor? Te convidamos a conferir os primeiros eventos. As palestras inspiradoras e as trocas que acontecem depois estão registradas no YouTube do Clube de Engenharia. Nesse link você acessa uma playlist com o registro dos meses anteriores.

No evento de abril recebemos Lucimar Dantas. A gerente de Articulações Corporativas do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro falou sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Confira o vídeo do evento aqui.

Em maio, nosso convidado foi Luiz Alfredo Salomão, conselheiro do Clube de Engenharia, ex-deputado da Assembleia Nacional Constituinte e diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do IUPERJ/UCAM. Ele tratou dos desafios da reindustrialização do Brasil e seus impactos para os negócios. Veja aqui.

Em junho, José Carlos da Silva Pinto tratou dos desafios que se colocam entre os projetos científicos e a viabilização do negócio. Ele é professor do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ. Confira clicando aqui.

Julho foi mês de tratar de tecnologias disruptivas: o 5G, sua regulação em curso e os desafios que precisam ser vencidos para que ele chegue para todos foram temas apresentados por Marcio Patusco Lana Lobo. Conselheiro do Clube, Patusco é ex-presidente do Comitê Consultivo da Anatel, atuando hoje na Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet no Brasil e nas divisões técnicas especializadas de Ciência e Tecnologia (DCTEC) e Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI) do Clube de Engenharia. Assista no YouTube do Clube de Engenharia.

O Encontros com Tecnologia é uma série de eventos realizada pelo Clube de Engenharia com especialistas de diferentes setores trazendo sempre um tema principal relacionado a grandes pautas nacionais e internacionais do mundo da tecnologia e suas implicações sobre o desenvolvimento sustentável, democrático e soberano do Brasil. Em comum em todos os eventos, a direção dos debates: os temas apontam sempre para oportunidades de networking, parcerias, sustentabilidade, geração de emprego e renda, prosperidade e bem-estar.

O que buscamos é:

1. Desenvolver conexões entre estudantes, jovens profissionais e especialistas de carreira nos setores público, privado e na Academia, bem como entre todas as categorias de sócios do Clube de Engenharia com a sociedade;

2. Trocar informações e experiências sobre de que forma e por quais caminhos a Engenharia e a tecnologia em geral podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e de ciência, tecnologia e inovação, para o fortalecimento da democracia e da soberania nacional.

3. Somar esforços para que esses temas contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados pelo Brasil com a ONU e demais temas correlatos e igualmente relevantes.

É uma construção colaborativa e plural. Em cada evento, os insights surgem dos participantes, a partir de uma palestra inspiradora, em uma troca de experiências, informações e opiniões em dois momentos. Veja como fazemos:

1. Abertura

Na abertura do evento, às 18h da primeira quarta-feira de cada mês, você receberá as boas vindas da equipe do Clube de Engenharia. Esse é, também, um momento de viver o encontro com novas pessoas, algo tão prejudicado pelo distanciamento social imposto pela pandemia. Nossa sugestão é que você mantenha a sua câmera aberta e o microfone mutado. Será um prazer ver você e achamos importante que esse contato mais direto seja parte da experiência.

2. A palestra inspiradora

Nesse momento, acompanhamos a exposição de um palestrante que tem como objetivo apresentar dados, históricos, entraves e oportunidades relacionados ao tema do evento para inspirar o debate que virá a seguir. Nossos convidados são escolhidos por seu domínio , experiência, formação e trabalho com o assunto a ser explorado. Após a palestra - e antes de trocar ideias e informações com o convidado - há a fase de grupos.

3. Conversa em pequenos grupos

Com a mente recém exercitada pela palestra, você e outros participantes serão reunidos em uma sala onde poderão se conhecer melhor, trocar ideias sobre o tema e, quem sabe, identificar oportunidades de parcerias. Networking qualificado. Cada pequeno grupo decidirá quem fará um breve relato das trocas havidas no grupo na próxima e última fase do evento.

4. Compartilhamento de insights e troca em plenária com o palestrante

De volta à sala principal, iremos compartilhar as informações debatidas nas salas em pequenos  grupos com o convidado e trocar ideias sobre os assuntos relacionados ao tema do evento  trazidos pelos participantes.

Seja bem-vindo(a)!

Nos vemos no dia 04 de agosto no Zoom do Clube de Engenharia!

Detalhes

Data:
4 agosto
Hora:
18:00 - 19:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content