Fundado em 24 de dezembro de 1880, por Conrad Jacob Niemeyer, o Clube de Engenharia é uma instituição que agrega engenheiros e técnicos com o objetivo de oferecer um espaço democrático para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento nacional e a capacitação técnica dos engenheiros. Ao longo de seus 140 anos, transformou-se em um polo de informação, referência no exercício de pensar o desenvolvimento do Rio de Janeiro e todo o país.
Sua primeira sede foi um sobrado à Rua da Alfândega nº 6, cedido por seu fundador que ocupou o cargo de Tesoureiro por 39 anos, de novembro de 1880 até agosto de 1919.
Esta sala será um ponto de reunião para os engenheiros, industriais e fabricantes etc., e que é um excelente meio de facilitar os negócios e ao mesmo tempo foco onde as questões técnicas se discutirão resultando portanto o esclarecimento d’elas, de todo conveniente principalmente quando submetidas a opinião pública” Conrad Jacob Niemeyer, 1880.
A primeira diretoria do Clube de Engenharia foi eleita após a aprovação de seu estatuto pelo Imperador D. Pedro II através do Decreto Imperial nº 8.253 de 10 de setembro de 1881. Seu primeiro presidente eleito, Antonio Augusto Fernandes Pinheiro, ocupou o cargo de novembro de 1881 a agosto de 1884, sucedendo o engenheiro João Martins da Silva Coutinho.
Com o crescimento de suas atividades o Clube de Engenharia adquiriu, em março de 1902, sua segunda sede à Rua da Quitanda nº 59, sob a presidência do engenheiro João Chrockatt de Castro (27/01/1902 a 22/01/1903). Em 24 de dezembro de 1904, sob a presidência de Paulo de Frontin, é lançada a pedra fundamental da 3ª sede do Clube de Engenharia situada à Avenida Central, projetando o Clube de Engenharia para maiores instalações, no mesmo terreno que atualmente abriga o Edifício Edison Passos, idealizado na presidência de Edison Junqueira Passos e inaugurado em 1957 sob a presidência de Maurício Joppert da Silva.
O Clube de Engenharia nos grandes debates nacionais
Desde sua fundação em 1880 no período imperial, o Clube de Engenharia sempre se fez presente nas decisões políticas e técnicas que envolvem o desenvolvimento do Brasil, tais como:
- O projeto de calçamento da Rua do Ouvidor e o acidente no Reservatório de Pedregulho em 1881;
- O apoio à abolição da escravatura, com participação ativa dos engenheiros André Rebouças e Paulo de Frontin;
- Participação nas comemorações do 4º centenário do descobrimento do Brasil em 1900;
- Participação na reforma urbana da Cidade do Rio de Janeiro, realizada pelo então Prefeito Pereira Passos, principalmente em relação à abertura da Avenida Central (atualmente Avenida Rio Branco) em 1904, cuja coordenação de sua Comissão Construtora coube ao engenheiro Paulo de Frontin, então presidente do Clube de Engenharia;
- Estudo sobre o traçado e sistema de tração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré;
- Discussão sobre as secas do nordeste em 1907;
- Inauguração da sede original do Clube de Engenharia na Avenida Rio Branco em 1910;
- Sede da Liga Brasileira pelos Aliados funcionando no Clube de Engenharia no período de 1914 a 1918 (1ª Guerra Mundial);
- Elaboração em campo e no escritório do primeiro mapa do Brasil, a “Carta Geral do Brasil ao Milionésimo”, no período de 1916 a 1922, com apresentação de 52 mapas setoriais durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil em 1922;
- Realização do 2º Congresso Ferroviário Sul-Americano e do Congresso Internacional de Engenharia, ambos em 1929; patrocínio do 2º Congresso Nacional de Engenharia e Indústria em 1930;
- Participação na regulamentação da profissão do engenheiro e arquiteto em 1933;
- Resolução do Conselho Diretor do Clube de Engenharia em apoio aos aliados em 1942;
- Adesão à campanha “O Petróleo é nosso” em 1948;
- Inauguração da sede atual em 1957, no mesmo local da sede anterior, que foi demolida; debates sobre o Metrô/Rio e a respeito do problema energético brasileiro em 1960/61;
- Comemoração do Centenário do Clube de Engenharia em 1980;
- Adesão à campanha “Diretas Já”;
- Realização do 1º Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, lançamento do livro “História da Engenharia Brasileira- séculos XVI a XIX”, do engenheiro Pedro da Silva Telles, todos em 1984;
- Ato sobre “ O petróleo é nosso/ o minério é nosso”, coordenado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho; seminários sobre a “Retomada do Desenvolvimento” e “Desenvolvimento da Engenharia no Rio de Janeiro”, todos em 1988;
- II Seminário sobre barragens de rejeitos e disposição de resíduos; idealização e lançamento do Movimento pela Ética na Política, com a decisiva participação do presidente do Ibase Betinho, além do apoio do então vice- presidente da República engenheiro Itamar Franco, ambos em 1991;
- Lançamento do livro “História da Engenharia no Brasil- século XX”, do engenheiro Pedro da Silva Telles, em 1993;
- Apoio às manifestações contra a privatização das empresas estatais: Petrobras, Vale do Rio Doce, Furnas e Embratel no período de 1994 à 1998;
- Entrega da Medalha Chico Mendes ao sociólogo Betinho, em 1994;
- I Semana Nacional da Engenharia, em 1995;
- Lançamento do livro “O Clube de Engenharia nos momentos decisivos da vida do Brasil”, de um grupo de pesquisadores do Departamento de História da UFF, em 1996;
- Seminário “Rio Salvaguardas para Furnas”, em 1997;
- “10 anos sem Chico Mendes: Nossa Luta Continua”, em 1998;
- Homenagem póstuma ao Ex- presidente do Clube de Engenharia Hélio de Almeida;
- Evento sobre Diretrizes e linhas de ação para o Setor Elétrico Brasileiro, ambos em 2002;
- VIII Congresso Brasileiro em Defesa do Meio Ambiente;
- II Semana Nacional da Engenharia; Encontro de Comemoração do Centenário da Av. Rio Branco, com exposição, peça teatral, mesas redondas e desfile cívico- popular na Avenida, todos em 2005;
- Realização de ato público contra a oitava rodada de licitações da ANP;
- Campanha e audiência pública a favor de Angra 3, ambos em 2007;
- Seminário Banco de Projetos, em 2008;
- Ato de apoio ao Pré-Sal com a presença do presidente da Petrobras em 2009;
- Ato contra o leilão do petróleo brasileiro; passeata em apoio ao pré-sal;
- Ato em defesa da Engenharia Brasileira e da empresa nacional;
- Comemoração dos 130 anos do Clube de Engenharia, com corrida dos engenheiros, festa popular na rua Sete de Setembro, lançamento de selo comemorativo e abertura da exposição itinerante da trajetória do Clube, todos em 2010.
Ao longo dos seus 140 anos, o Clube de Engenharia foi prestigiado com visitas honrosas como a do cientista Albert Einstein, em 1925, e de grandes nomes das mais diversas áreas, como o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, o sociólogo Betinho e o arquiteto Oscar Niemeyer. Por ocasião da posse do Presidente Francis Bogossian em 2009, o Presidente da República em exercício, José Alencar, se fez representar. Foi e é palco de amplos debates sobre temas nacionais e internacionais relacionados à engenharia e, para além dela, sobre temas políticos que afetam a nação brasileira e a vida do povo fluminense.