https://portalclubedeengenharia.org.br/?p=109

O site do Clube de Engenharia foi desenvolvido de forma a oferecer o máximo de acessibilidade aos visitantes, seguindo as diretrizes e a metodologia do World Wide Web Consortium, apresentadas no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web - WCAG 2.0, organizado pelo Web Acessibility initiative - WAI, que é um departamento deste consórcio.

O site teve sua acessibilidade avaliada por validadores automáticos, por especialistas no assunto e pela utilização em diversos navegadores (somente texto e gráficos).

Acreditamos que a acessibilidade deste site esteja proporcionando uma boa experiência de navegação via teclado e por mouse. Esperamos também que o carregamento de cada página esteja sendo feito o mais rapidamente possível, que o site possa ser bem navegado por todos os usuários (com ou sem alguma deficiência) e que possa também ser bem utilizado por leitores de tela.

Além da estrutura semântica dos cabeçalhos e de outros elementos da página, ela apresenta um link para "Saltar para o conteúdo" e faz uso de Landmarks (marcas de referência) que possibilitam aos usuários de leitores de telas, navegarem pelas diferentes área da página.

Uso de Landmarks: proporciona um excelente recurso de navegação e acessibilidade para usuários de leitores de tela.

Para utilizar landmarks:

1) no leitor de tela Jaws pressionando-se a tecla ç;

2) no leitor de tela NVDA pressionando-se a tecla d.

3) A página rolará de landmark em landmark sequencialmente. Alguns leitores de tela e navegadores assumem alguns nomes diferentes para os landmarks como "pontos de referência, marcas de referência ou simplesmente marcas", caso seja ao entrar na página, ou essas mesmas denominações no singular ao se passar por elas no decorrer da navegação.

Se você encontrar alguma dificuldade ou tiver alguma sugestão para que melhoremos a nossa acessibilidade, não hesite em entrar em Contato.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo