Mapa inédito da NASA mostra rios de gelo na Antártica

É fato conhecido pelos montanhistas, esquiadores e exploradores que o gelo das montanhas e regiões polares flui das áreas mais altas para as mais baixas. Agora, pela primeira vez, um mapa da Antártica elaborado pela NASA mostra em detalhes a direção e a velocidade desse movimento no continente.

Os glaciares antárticos fluem milhares de quilômetros do interior do continente ao oceano, até se fragmentarem em icebergs e derreterem. O gelo é mais estável nas cristas das cadeias montanhosas. Nelas, a velocidade pode ser inferior a um metro por ano. A situação oposta é vista nas banquisas – as extensões congeladas sobre o mar. Nessas áreas, o gelo chega a se mover mais de um quilômetro por ano.

“É como ver o mapa de todas as correntes marítimas pela primeira vez. Isso traz uma mudança importante na glaciologia”, diz, num comunicado da NASA, Eric Rignot, um dos responsáveis pelo projeto. “Estamos vendo um fluxo impressionante de gelo que vem do coração do continente Antártico e que nunca havia sido descrito antes”.

Para montar o mapa, uma equipe da NASA trabalhou com dados coletados por satélites de vários países. Agora, essas informações poderão ser usadas para prever coisas como a alteração no nível dos oceanos provocada pelo derretimento do gelo antártico em consequência do aquecimento global.

Para ver o mapa e o vídeo da NASA, clique aqui. 

Fonte: Exame

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo