Conforme noticiado no Jornal do Comércio em 30 de setembro de 2012 e na Revista Exame de outubro deste ano, esta máquina formidável de extraordinário desempenho está sendo importada da Alemanha para ajudar na escavação de túneis subterrâneos da linha 4 do metrô carioca que ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na Zona Sul, anunciou o Secretário de Estado da Casa Civil do Rio, Régis Fichtner na cidade de Schwanau.

Conhecida também como Tatuzão, mas seu nome oficial é “Tunnel Boring Machine” (TBM), o equipamento já está pronto e foi entregue oficialmente no dia 27 de setembro pelo fabricante Herrencknecht – Tunnelling Systems ao governo fluminense e à Concessionária  Rio Barra, responsável pelas obras.

A chegada desta Tuneladora que virá de navio para o Rio de Janeiro,  transportada em 20 contêneires, está prevista para o início de 2013.

Assim que chegar o Tatuzão será montado de março agosto do ano que vem quando deverá entrar em operação, partindo da estação General Osório em direção à Gávea.

A máquina, que pesa 2.000 toneladas e tem 120 metros  de comprimento por 11,5 metros  de diâmetro terá capacidade para escavar de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que média das velocidades dos métodos utilizados atualmente nas obras do metrô do Rio.

As perfurações serão efetuadas sem que seja necessário passar por baixo de edifícios.

O TBM também evitará bate-estacas, explosões e aberturas de valas na superfície das ruas.

A medida que avança na escavação, o equipamento instala imediatamente os anéis de concreto que formam o túnel.

Segundo a Concessionária, o uso desta máquina permitirá a construção de túneis  que devido a este método utilizado, com uma tecnologia muito avançada, capaz de perfurar solos de rocha  e areia para  os 5,7km de obras na Zona Sul quando será preciso interditar apenas 500 metros de via.

Nas obras do metrô serão 270 pessoas trabalhando exclusivamente para operar o TBM, entre eletrotécnicos, mecânicos, operadores e encarregados.

Três profissionais brasileiros estão sendo treinados na Alemanha de onde virão outros 30 técnicos para trabalhar na operação e manutenção da máquina

A tuneladora  custou R$100.000.000,00 e, durante o evento de entrega do TBM, Fichtner informou que o governo fluminense já iniciou estudos para fazer um termo de referência para a contratação de projeto de expansão do metrô que ligará a Gávea ao Centro.  A linha passaria pelos bairros  de Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras. O projeto poderá ser colocado em prática a partir de 2016. “Queremos deixar esse projeto pronto e licitado para que, no futuro, quando terminar a obra da linha 4, seja possível ao governo do Estado utilizar o Tatuzão nessa nova linha, disse Fichtner.

DCO - Divisão Técnica de Construção

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