Especialistas discutem se resolução da ANTT põe em risco patrimônio público

JB Online | 15-01-2014

Especialistas e engenheiros debateram hoje (15), no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, se a Resolução 4.131/2013, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) põe em risco o patrimônio público.  Uma das possibilidades discutidas é que as ferrovias devolvidas ao poder público pela norma sejam aproveitadas com o transporte de passageiros.

A Resolução 4.131, de 3 de julho de 2013, autoriza a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) a devolver ao poder público  742 quilômetros (kms) de trechos ferroviários antieconômicos e 3.247 kms de trechos considerados economicamente viáveis que, de acordo com o Programa de Investimentos em Logística (PIL),  darão lugar a novos traçados. 

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Privatização encolhe a malha ferroviária

15/01/2014 | CONJUNTURA | Monitor Mercantil

ANTT FORNECE NOVAS CONCESSÕES PARA QUEM NÃO CUMPRE CONTRATO

A malha ferroviária se tornou ainda menor após as privatizações no setor: somente no Estado do Rio ela encolheu 50%. Apesar disso, a Resolução 4.131/2013 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a devolver 742 km de trechos considerados “antieconômicos” e mais 3.247 km de trechos economicamente viáveis, que serão erradicados para dar lugar a novos traçados, conforme o Programa Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal.

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Fim de concessão faz ferrovia virar atração turística

15/01/2014 | CONJUNTURA | Monitor Mercantil

“Por que erradicar os trilhos dos trechos, hoje antieconômicos, se estes poderão vir a ser economicamente viáveis amanhã?” A indagação foi feita pel o engenheiro de Planejamento de Transporte José Cássio Ignara, do Movimento de Preservação Ferroviário, em encontro, quarta-feira, no Clube de Engenharia.

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