Imagem: Engenharia É

Por Ademilson Ramos
Publicado em Engenharia É

Após anos de debates e divergências entre especialistas da União Europeia – UE, a energia nuclear recebeu o título de investimento verde.

Uma das iniciativas da Comissão da UE que promove o plano Green Deal – o plano estratégico da Comissão da UE para um mundo com zero emissões até 2050 – é a do Regulamento (UE) 2020/852, também conhecido como “Regulamento da Taxonomia”. O escopo deste regulamento é facilitar um plano de investimento sustentável, definindo quais atividades econômicas podem ser consideradas ambientalmente sustentáveis. Em outras palavras, informa às empresas e aos investidores se uma atividade é verde e, portanto, vale a pena prosseguir ou não.

Até agora, a energia nuclear não ficou evidente para o Regulamento da Taxonomia. Não porque os especialistas deram um não definitivo, mas porque não conseguiram chegar a um consenso. Isso é até agora, no entanto, porque de acordo com um artigo muito interessante da Reuters que surgiu recentemente e um projeto de relatório do JRC também publicado recentemente pelo Politico, a energia nuclear tem direito a um rótulo verde.

No ano passado, os consultores especialistas de Bruxelas estavam divididos sobre a questão de se a energia nuclear merecia o rótulo verde ou não. Os especialistas aceitaram o fato indiscutível de que produz emissões de CO2 muito baixas, que aquecem o planeta. Como John Ahlberg, cofundador da Kärnfull Energi, uma empresa que vende 100% de energia nuclear para o mercado sueco, disse à Enlit Europe: “A energia nuclear tem as menores emissões de qualquer fonte de energia. A energia nuclear sueca caiu para 2,5 gramas de CO2 por kWh, o que indica que a energia nuclear é provavelmente a eletricidade mais limpa do mundo ao longo de seu ciclo de vida”.

Apesar deste fato, no entanto, os especialistas da UE decidiram que mais análises eram necessárias sobre o impacto ambiental da eliminação radioativa. Assim, a comissão pediu ao seu “braço” de peritos científicos, o JRC, que fizesse o que sabe fazer de melhor. Pesquisa e relatório. E assim o fez, chegando à conclusão de que: “As análises não revelaram nenhuma evidência de base científica de que a energia nuclear causa mais danos à saúde humana ou ao meio ambiente do que outras tecnologias de produção de eletricidade já incluídas na Taxonomia como atividades de apoio às mudanças climáticas mitigação”. Além disso, em outra passagem, o JRC compara a energia nuclear à energia hidrelétrica e aos recursos de energia renovável.

Isso não é uma surpresa para John Ahlberg, que declarou à Enlit Europe: “Percebi que a energia nuclear realmente vence em todos os aspectos em termos de segurança, confiabilidade e limpeza e estava me perguntando por que ninguém está se concentrando nisso. E acaba sendo um tipo de problema de RP/Marketing mais do que qualquer outra coisa”. Segundo John Ahlberg “assim como as garantias de origem, os certificados que a indústria de energia renovável já usa há bastante tempo e que são aceitos mundialmente, a indústria nuclear também pode fazer o mesmo com COOs de usinas nucleares” que também são amplamente aceitaram. E isso diz muito sobre o verde da energia nuclear, de acordo com o cofundador da Kärnfull Energi.

Embora possa parecer trivial a princípio, esse problema de relações públicas/marketing mencionado por John Ahlberg na passagem acima pode vir a ser um grande obstáculo para a futura adoção da energia nuclear. Da mesma forma – ou talvez até mais – com a adoção de medidores inteligentes, o público precisa ser informado sobre os benefícios e as medidas de segurança em relação à energia nuclear.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo