Brasileiros criam painéis solares feitos com lixo eletrônico

Painéis solares são criados a partir de plástico contido em aparelhos eletroeletrônicos descartados

Os tradicionais painéis solares são construídos contendo o cobre como principal matéria prima, além de metais e vidro. Já os paineis feitos pelo PRÓPOLIS (Polímeros para Inclusão Social) utilizam o plástico reciclado para produção, tornando tudo bem mais barato. Através de pesquisas do Laboratório de Polímeros da UFMG, sob a coordenação da professora Maria Elisa Scarpelli, foram realizados diversos estudos para chegar à tecnologia ideal para o reaproveitamento dos resíduos plásticos.

Os impactos ambientais e sociais desta inovação serão sentidos pela comunidade local. O projeto visa empregar jovens sem experiência para realizar o processo de construção, oferecendo oportunidade para quem está começando no mercado de trabalho e contribuindo para o meio ambiente.

O projeto PRÓPOLIS é uma iniciativa de pesquisadores/as da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Centro Universitário UNA, da UNI-BH, da Companhias de Distritos Industriais (CDI) e do Instituto Ramacrisma, com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Veja o vídeo que explica o projeto:

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo