Clube e estudantes de sete universidades de engenharia promovem encontro estadual

O contato mais estreito de estudantes de engenharia com o Clube acaba de gerar um fruto próspero: o I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia, organizado por alunos de dez entidades estudantis do estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE). O evento, gratuito, acontecerá no Clube de Engenharia nos dias 11 e 12 de agosto.

Com o tema "Estágio, emprego e desenvolvimento", o evento abordará sete temas centrais: Formação do Engenheiro; Engenharia do Ambiente; Matrizes Energéticas; Gênero e Etnia na Engenharia; Química na Engenharia; Urbanismo e Planejamento; e Exercício Profissional. Na prática, refletem questões discutidas pelos jovens ao longo de reuniões de preparação, como a necessidade de debater a cidade que engenheiros e sociedade querem e o quanto raça e gênero ainda influenciam a vida acadêmica e o mundo do trabalho na engenharia.

Instituições privadas e públicas
Participam da organização sete universidades e 10 entidades estudantis, a saber: Universidade Celso Lisboa (UCL); Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (Suesc); Estácio de Sá Unidade Petrópolis e Unidade Norte Shopping; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - tanto da Escola Politécnica quanto da Escola de Química -; Universidade Federal Fluminense (UFF); CEFET Nova Friburgo e CEFET Maracanã. Ainda na organização, o coordenador da SAE José Stelberto Soares;o secretário-executivo da SAE Luiz Fernando Taranto; e o engenheiro e acadêmico Milton Flores.

Para Tatiana Ferreira, uma das organizadoras e estudante de Engenharia Civil da SUESC, a construção do novo momento possibilitou ir além das diferenças que muitos colocam entre as faculdades particulares e públicas, encontrando pontos em comum nas demandas dos estudantes, e uma grande oportunidade de mostrar o potencial da SAE aos que ainda não compreendem a função da Secretaria: “A nossa pretensão é, a partir desse encontro, estar sempre fazendo novos movimentos dentro da própria SAE. Os estudantes vão passar a entender que é uma via de mão dupla, que nós tanto temos que mostrar o que está bom como também apresentar críticas”.

Palestras, oficinas e feira de estágio
O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, fará a palestra de abertura "A Engenharia é um projeto de desenvolvimento para o país", em 11 de agosto, sexta-feira, às 18h. No sábado, a palestra "Emprego, estágio e desenvolvimento", de Raymundo de Oliveira, ex-presidente do Clube, abre a série de eventos do dia. A cada uma hora, haverá duas ou três palestras sendo apresentadas, e cada uma acontecerá duas vezes no dia, para que os participantes tenham mais chances de assistir. Dentre os palestrantes encontram-se os conselheiros do Clube Affonso Canedo, que falará de Urbanismo e Planejamento; Luiz Cosenza em “O Exercício do Profissional” e José Eduardo Andrade, que abordará  “A Química na Engenharia”. O diretor Artur Obino apresentará palestra sobre Matrizes Energéticas.

Em paralelo, estarão ocorrendo oficinas técnicas: aplicativos de celular para engenharia; Excel; MATLAB; Análise de Investimentos HP12-C, aplicativo que simula a calculadora HP12-C em dispositivo móvel; FTools, para calculistas iniciantes; e AutoCAD.

O encontro contará ainda com uma Feira de Estágios que visa a estreitar o relacionamento entre os participantes e empresas. Para isso, foi feita uma parceria entre a SAE, o Instituto Capacitare e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Todas as informações podem ser encontradas na página do evento: https://www.encontroengenhariarj.org/

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo