https://portalclubedeengenharia.org.br/?p=7916

SEDE SOCIAL

Fachada da terceira sede do Clube de Engenharia, inaugurada em 1910 na Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco).

A história da sede social do Clube de Engenharia se confunde com a história do próprio centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. No início da década de 1900, o Clube de Engenharia já ocupava sua segunda sede, na Rua da Quitanda, e era uma das entidades mais prestigiadas do país. Foi esse prestígio que abriu portas, em espaços de comando, para membros do Clube em momentos de grandes mudanças na Capital Federal. Essas transformações passaram a ocorrer a partir do governo do presidente da República Rodrigues Alves, que indicou Francisco Pereira Passos para Prefeito do Distrito Federal — ambos eram membros do Clube de Engenharia. Pereira Passos assumiu com o compromisso de colocar em prática grandes reformas urbanas. O então presidente do Clube, Paulo de Frontin, liderou a comissão que examinou os desenhos produzidos pela Diretoria de Obras Públicas.

Obras de construção, na década de 1950, da quarta e atual sede.

O centro da cidade sofreu profundas mudanças. A mais emblemática delas foi a abertura da Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco) que, inaugurada em 1905, ligou o Porto ao Passeio Público. O Clube era parte orgânica de todo o processo e, em 24 de setembro de 1904, lançou a pedra fundamental de sua sede na avenida. Inaugurada em 1910, a terceira sede do Clube de Engenharia abrigou a entidade por três décadas. Por volta de 1940, o prédio foi demolido para a construção da quarta e atual sede: o edifício Edison Passos, inaugurado em 24 de dezembro de 1957, na gestão Maurício Joppert da Silva, como parte das comemorações dos 77 anos da instituição.

 

Edifício Edison Passos, sede do Clube desde 1957.

O edifício na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Sete de Setembro, batizado em homenagem ao presidente do Clube de Engenharia que o idealizou e deu início ao projeto de construção, já recebeu grandes nomes da academia, da política nacional e da sociedade brasileira. Os 17 primeiros andares são alugados para empresas e entidades de classe. No 18º andar funciona o Centro de Educação Continuada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, em parceria com o Clube de Engenharia, oferece nos cursos de pós-graduação e complementação curricular descontos para os associados. O 20º andar abriga a presidência e o auditório onde se reúne o Conselho Diretor, instância máxima da entidade. No 21º funciona o setor administrativo, onde é feito todo o trabalho nas áreas de eventos, comunicação, informática, atendimento ao associado, departamento financeiro, entre outros. No mesmo andar estão as salas dos diretores e Divisões Técnicas Especializadas (DTEs). O 22º andar é dedicado às artes. A galeria, o museu, a biblioteca e um auditório compõem o espaço cultural do Clube. O salão de festas do 24º andar e o grande auditório do 25º completam a estrutura operacional do Clube de Engenharia.

UNIDADE ZONA OESTE

A sede campestre do Clube de Engenharia, atualmente chamada de Unidade Zona Oeste, dispõe de 150 mil m² de área de lazer e 450 mil m² de floresta de preservação permanente, com duas trilhas para caminhadas ecológicas.

Localizada em Guaratiba, a Unidade Zona Oeste dispõe de duas piscinas (adulto e infantil), churrasqueiras, restaurante, campo de futebol, duas quadras de futebol de salão, duas de tênis e duas poliesportivas. A casa da administração é refrigerada e tem dois banheiros, cozinha e um espaço para leitura, com jornais e TV. O imóvel possui ainda um quiosque, adaptado para salão de jogos.

A unidade fica na Estrada da Ilha, 241. Os sócios que desejarem levar convidados poderão fazê-lo mediante convites individuais. Para mais informações, ligue para o telefone 2410-7099.

Regras para convidados

  1. Os convidados somente poderão entrar na sede campestre mediante apresentação de convite individual fornecido por um sócio;
  2. Cada sócio terá direito a retirar, gratuitamente, 6 convites por trimestre;
  3. Cada sócio poderá, ainda, comprar até 50 convites por ano, ao preço de R$ 10,00 cada (menores de 5 anos não pagam);
  4. Os convites poderão ser retirados/comprados na própria unidade.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo