A Sede Campestre do Clube de Engenharia representava um custo mensal na ordem de R$ 40.000,00. Em cenário de perda crescente de receitas a gestão anterior buscou solução no arrendamento do local.
Com um contrato que estabelecia não só a manutenção, mas reforma de alguns espaços, o patrimônio do Clube foi preservado e reformado. Além de que foi garantido, no contrato de arrendamento, o direito de frequência e uso das instalações pelos associados.
Essa ação permitiu não só a economia com gastos de manutenção como o aporte de R$ 10.000,00 mensais.
Nossa gestão manteve o contrato de arrendamento e buscou soluções permanentes para a Sede Campestre que com o passar do tempo foi sendo menos frequentada pelos associados. Neste último ano a média de frequência foi de seis associados por final de semana.
A estrutura da Sede Campestre, com mais de 30 anos, continua sendo um local aprazível para os frequentadores, conforme demonstrado no vídeo anexo, o que contraria a afirmação que está em “estado de abandono”.
A atual Diretoria perseguiu e deixará o caminho aberto para a próxima gestão a busca por soluções estruturantes para o patrimônio do Clube.
Neste sentido destacamos algumas ações já realizadas ou em andamento.

Em junho de 2022, fizemos avaliação detalhada da Sede Campestre. Trabalho denso que contou com a valiosa contribuição dos engenheiros Paulo Tadeu Costa, Gustavo Henrique Loureiro da Rocha e Luiz Antônio Fonseca Punaro Baratta, além do arquiteto Osvaldo Luiz de Souza Silva, na elaboração do “Parecer de Avaliação de Imóvel da Sede Campestre do Clube de Engenharia”.
Em agosto de 2022, estabelecemos entendimentos com UERJ, e depois com a UFRRJ, para utilização da Sede Campestre como um novo campus universitário e/ou espaço avançado para ensino e pesquisa relacionada ao uso de mais de 600.000 m² de mata preservada.
Em maio de 2023, com apoio do Conselho Diretor, lançamos o “Chamamento Público para Apresentação de Proposta Não Vinculante para Realização de Negócio Imobiliário na Sede Campestre do Clube de Engenharia” visávamos ter um quadro mais real, de acordo com o mercado, das possibilidades do nosso patrimônio.
Devemos, ainda em nossa gestão, concluir “Termo de Cooperação” com a Prefeitura, através da SMAC, para aproveitamento e manutenção da área de floresta, garantindo maior segurança para sua preservação;
A essas iniciativas somam-se o mapeamento por drone da área, a fim de obter uma documentação atualizada com limites georreferenciados, em processo de conclusão.
Nossa gestão desenvolveu esforços para construir soluções estratégicas com parcerias em sintonia com a defesa e expansão com a defesa da Engenharia, sempre com foco no bem servir aos associados e à sociedade.
A Sede Campestre continua sendo gerida em parceria entre o Clube e o arrendatário.
O acesso dos associados segue mantido e não recebemos reclamações relevantes nos últimos anos dos que lá frequentam. Resta dizer que reclamações de boa-fé são sempre bem-vindas e eventuais falhas de manutenção e/ou segurança merecerão imediatas ações corretivas.
Manter as sedes Social e Campestre do Clube de Engenharia é um desafio permanente e, ao longo destes três anos, contamos sempre com o apoio e a unidade do corpo associativo para poder cumprir nossa tarefa da melhor forma possível.
A Diretoria.