A iniciativa é uma reação ao anúncio da lista de indicados para compor o Conselho de Administratação da empresa, feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Representantes de diversas entidades, profissionais da geologia e da engenharia, professores e cidadãos brasileiros estão dando apoio a abaixo-assinado que pede a indicação do geólogo Guilherme Estrella para o Conselho de Administração da Petrobras. Uma carta em defesa do nome do ex-diretor da estatal e conselheiro do Clube de Engenharia foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A necessidade do pedido foi reforçada em virtude da indicação por parte do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de nomes que conflitam com a defesa da soberania nacional no setor.
O texto do abaixo-assinado diz: “As entidades, cidadãs e cidadãos signatários deste documento vêm indicar o nome do eminente geólogo Guilherme de Oliveira Estrella para compor o novo Conselho de Administração da Petrobras. Sua honradez e espírito público em defesa do Brasil, sua larga experiência e brilhante carreira, totalmente devotada à nossa estatal, na qual ocupou as relevantes funções de gerente geral do Centro de Pesquisas e de Diretor de Exploração e Produção – quando se deu, sob sua liderança, a estratégica descoberta do Pré-Sal, o credenciam para a nova posição. A presença de G.O. Estrella no Conselho é a certeza de que esta entidade será dotada de alguém com profundo conhecimento da indústria de Óleo & Gás e de seu papel neste novo cenário de transição energética, garantindo ao Governo Lula posições a favor de nosso país e de nosso povo.”
O abaixo-assinado recebeu a assinatura do presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão. O manifesto também foi assinado por entidades como a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) e a Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP), entre outras. É notável o grande número de funcionários da ativa e aposentados da própria Petrobras que pedem a indicação de Estrella para o CA, em reconhecimento aos seus feitos pela empresa e sua capacidade técnica.
O texto recebeu o apoio de profissionais de um largo espectro de profissões, principalmente de geólogos ou geofísicos e engenheiros de petróleo. No entanto, entre os signatários estão também professores e pesquisadores, economistas, administradores, físicos, matemáticos, biólogos, ecólogos, geógrafos, químicos, arquitetos, biblioteconomistas, historiadores, advogados, jornalistas, pedagogos e educadores, cientistas da computação, médicos, biomédicos, analistas e técnicos e populares que conhecem o indicado.
Em entrevista ao canal Tutaméia no YouTube, Estrella analisa o quadro atual da Petrobras e seu papel em um projeto de desenvolvimento nacional soberano. Na entrevista, o geólogo comenta ainda o desmonte e fragmentação da Petrobras e critica medidas adotadas pelo governo Bolsonaro.
Ele afirma que não há possibilidade de recuperar a Petrobras com medidas paliativas: “É ingenuidade achar que é possível conciliar. Tem que partir para o confronto para recuperar o controle da Petrobras. A Soberania nacional está em jogo”, afirma Estrella, conhecido como “pai do pré-sal”.
Assista à entrevista:
Foto em destaque: Agência Brasil.