O professor Segen Farid Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ e membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), foi indicado para integrar o Conselho de Administração da Petrobras. O nome do professor Segen Estefen e de outros integrantes do Conselho foram anunciados na Assembleia Geral Ordinária da estatal, realizada dia 29 de abril, na sede da empresa. Atualmente, Segen é professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da Coppe, onde exerceu os cargos de diretor Acadêmico,diretor de Tecnologia e Inovação e diretor geral.
Em recente entrevista à jornalista Marina Lemle, para a próxima edição da revista do Clube de Engenharia, o professor Segen afirmou: “ historicamente, o apelo da Petrobras foi decisivo para toda a cadeia ligada à indústria do petróleo em termos de pesquisa e desenvolvimento. Especificamente no caso da engenharia oceânica, a origem desse desenvolvimento mais forte se deu no ano de 1977, quando foi celebrado um convênio entre a Coppe e a Petrobras para a formação de recursos humanos em engenharia offshore e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada referentes a plataformas fixas, ao comportamento de plataformas de petróleo no mar e mais tarde a estudos relacionados a robótica submarina, visto que o Brasil não tinha experiência nessa área. Naquele ano, era iniciada a produção de petróleo no mar da Bacia de Campos”.
Segundo o professor, “há uma sinergia muito grande entre as universidades, a Petrobras e o que há de melhor em desenvolvimento científico, tecnológico e inovação no país”.
Ph.D em Engenharia Civil pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, de Londres, Segen Estefen é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tem mestrado em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ. Realizou pós-doutorado no Institute for Marine Technology,na Norwegian University of Science and Technology.
(Fonte: Planeta Coppe Notícias Online)