Benefício do 5G é pouco claro para 55% dos executivos brasileiros

 

Para 55% dos executivos brasileiros e 62% nos países de língua espanhola da América Latina, há pouca ou nenhuma clareza sobre os benefícios do 5G para os negócios. É o que aponta o estudo IoT Snapshot, produzido pela Logicalis, empresa de serviços de tecnologia da informação e comunicação.

O relatório foi divulgado nesta quarta-feira, 26, durante a Febraban Tech. Entre setembro e novembro de 2023, o levantamento entrevistou 246 executivos na América Latina e contemplou países como Brasil (125), Argentina (21), Chile (18), Colômbia (37) e México (45), além de outros 12 executivos ouvidos em profundidade, para uma abordagem mais qualitativa.

No curto prazo, 43% dos executivos brasileiros demonstram interesse na tecnologia, o que chega a 44% nos demais países. Apesar da dificuldade em compreender os ganhos, o interesse a médio prazo (entre 3 a 5 anos) na rede de quinta geração é bem superior, com 77% dos entrevistados no Brasil e 63% nos demais países.

"É possível que haja uma expectativa elevada sem o nível de entendimento necessário para ter mais tangibilidade sobre os potenciais de uso e melhoria", diz o diretor de consultoria da Logicalis, Yassuki Takano. Um dos entraves, de acordo com Takano, é que o mercado ainda precisa compreender melhor o funcionamento do 5G para mitigar seus riscos.

"O 5G é um importante habilitador para a implementação de soluções digitais como IoT e indústria 4.0 devido às suas características como baixa latência, velocidade e conexões massivas. Portanto, o conhecimento e a capacitação se tornam chaves essenciais para a inovação nos mais diversos setores", diz.

 

Fonte:  Teletime

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo