Presidente Francis Bogossian critica o fatiamento da licitação
247 – O Clube de Engenharia defendeu em nota nesta segunda-feira (3) a licitação completa da Ferrovia EF-118, contemplando todo o seu trajeto previsto no projeto original, que liga Nova Iguaçu-RJ a Vitória-ES.
“Essa linha férrea entre o município da Baixada Fluminense e a capital capixaba é fundamental para a economia e integração do Estado do Rio, pois cortaria diversos municípios com enorme potencial industrial, sobretudo o Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), em Itaboraí”, diz o documento, assinado por Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia.
Enquanto autoridades discutem o possível fatiamento da licitação da construção, privilegiando o trecho norte, entre o Porto do Açu e Vitória, o Clube de Engenharia afirma que somente a ferrovia em sua completude poderá transportar mais mercadorias.
“Os recursos da União, do PAC, irão servir apenas ao segmento exportador de minério de ferro, não atendendo às demandas do Rio de Janeiro. O Porto do Açú desta forma não criará empregos, nem estimulará o tão almejado surgimento de empresas. Sem desenvolvimento, a Engenharia e os engenheiros continuarão sem perspectiva no Rio de Janeiro”, acrescenta.
O Clube de Engenharia também defendeu que EF-118 deve contemplar o transporte de passageiros e projetou que a ferrovia se tornará “um legado de progresso e inclusão para as gerações futuras”.
Fonte: Brasil 247