Instituição e seu presidente, Francis Bogossian, receberam a comenda ‘Colar do Mérito Pedro, o Libertador” em noite de solenidade
Uma noite de celebração dos laços entre duas nações irmãs. Assim foi o evento “Brasil e Portugal: 200 anos de amizade e paz”, realizado pelo Conselho de Minerva, nesta terça-feira (26/08), no Clube de Engenharia do Brasil, para comemorar o bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro (1825), marco oficial do reconhecimento da independência brasileira e do início das relações diplomáticas pacíficas entre as duas nações.
No evento, que marcou também os 25 anos do Conselho de Minerva, o Clube de Engenharia do Brasil e seu presidente, o engenheiro Francis Bogossian, receberam a comenda ‘Colar do Mérito Pedro, O Libertador’. A honraria é concedida a personalidades e instituições de destaque no Brasil e em Portugal, em reconhecimento à trajetória em prol da engenharia e do pensamento nacional.
“Desde 2002, o Conselho de Minerva instituiu essa justa e emocionante celebração que não se limita a recordar o estadista, mas também o homem cuja vida se entrelaça com a história do Brasil e Portugal. O Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 29 de agosto de 1925, selou não apenas a independência do Brasil, mas uma amizade e respeito mútuos que permanecem como vínculos indissolúveis entre nossas nações”, exaltou Bogossian, após receber sua comenda.
O professor Sebastião Amoêdo. presidente do Conselho de Minerva e chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro – O Libertador falou sobre sua publicação “Do Grito ao Manuscrito”, que aborda os eventos de 1822 a 1825. Amoêdo lembrou que o Imperador Pedro I tinha uma forte ligação com o Brasil, país em que chegou com apenas seis anos de idade.
“O imperador sofreu um processo de aculturação, tendo adquirido hábitos locais”, contou Amoêdo.
O Conselho de Minerva apresentou seus seis novos Conselheiros Eméritos, indicados por sua excelência acadêmica e profissional. Receberam a medalha e certificado do conselho, Carlo Emmanuel Tolla de Oliveira, professor doutor, em Ciências da Computação, professor pesquisador da UFRJ; Claudia Lage Rebello da Motta, professora doutora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Sociais da UFRJ e vice líder do grupo de Pesquisa Ábaco da Universidade Nacional de Brasília; Leandro Miranda Alves, graduado em Farmácia, mestre em Biologia Celular e Molecular, doutor em Farmacologia e Química Medicinal e pós-doutorado em Neuroendocrinologia na Alemanha; Paulo Senra Breitschaft, bacharel em Direito e doutor em Ciência Política; Sandra Cordeiro de Melo, graduada em psicologia, mestre, doutora e pós doutora em Educação, professora Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem; e Vania Lisboa da Silveira Guedes, professora doutora do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ.
A comenda Colar do Mérito Pedro, o Libertador foi entregue a 28 instituições e indivíduos que atuam para que os laços entre Brasil e Portugal continuem a ser cultivados. Entre os homenageados, a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e o Cônsul Ricardo Fernandes Garcia Cortes. Ambos ressaltaram os vínculos históricos e culturais centenários que fazem de Brasil e Portugal nações com laços indissolúveis.








A mesa diretora da solenidade foi composta por Francis Bogossian, Sebastião Amoêdo, Susana Mira Leal, magnífica reitora da Universidade dos Açores; Ana Rita Freitas Monteiro Ferreira, cônsul-geral adjunta do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro; Ricardo Fernandes Garcia Cortes, cônsul-geral do Consulado de Portugal em Salvador da Bahia; Victorino Chermont de Miranda, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Dom Eudes de Orléans e Bragança, membro da Casa Imperial do Brasil e Cassia Curan Turci, magnífica vice-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e vice-presidente do honra do Conselho de Minerva.
Colar do Mérito Pedro, O Libertador:
UFRJ
- Nelson Maculan.
- Paulo Alcântara Gomes.
- Antônio Levi da Conceição.
Universidade dos Açores
- Susana Mira Leal.
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
- Presidente Victorino Chermont de Miranda.
Consulado-geral de Portugal em Salvador da Bahia.
1. Ricardo Fernandes Garcia Cortes, cônsul
Casa Imperial do Brasil
- Dom Eudes de Orléans e Bragança, príncipe da Casa Imperial do Brasil.
Clube de Engenharia do Brasil
- Francis Bogossian, presidente
Advocacia da União
- Dr. Alcides Martins
Real Gabinete Português
- Sr. Francisco Gomes da Costa, empresário e principal gestor do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português.
- Professora doutora Margarida Maria Rocha Bernardes, pesquisadora pioneira da atuação das enfermeiras do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Conselho de Minerva
- Engenheiro mestre Carlos Dias, vice- presidente de tecnologia da informação do Conselho de Minerva.
- Doutor Cláudio Panoeiro, conselheiro de Minerva e procurador da República.
- Joaquim Welley Martins. Professor doutor de Comunicação, vice-presidente jurídico do Conselho de Minerva e representante dos Antigos Alunos no Conselho Universitário da UFRJ.;
- Edgar Delbem. Sacerdote católico e doutor em Tecnologia da Informação; F
- Flavio Miguez de Melo. Professor doutor de Engenharia. Ex pres. da A3P; Henrique da Cruz Pereira. Professor doutor de Odontologia;
- José Antônio da Silva Borges. Professor doutor e pesquisador orientador desde 1993 do programa Dosvox: para auxiliar pessoas com deficiência visual a utilizarem o computador, através de síntese de voz em português.
- José Dias. Professor Doutor de Cenografia;
- José Otavio Motta Pompeu e Silva. Professor doutor de Tec. da Informação;
- Marcelo Navarro Serpa. Professor doutor de Comunicação;
- Paulo Gustavo Portugal Prillwitz. Doutor em Química. Ex presidente da Associação de Antigos Alunos da Escola de Química;
- Rogério Álvaro Serra de Castro. Doutor em Direito, fundador do Conselho de Minerva.
- Osvaldo Oliva Neto, aqui representado pelo Adido do Conselho de Minerva, Dr. José Geraldo Gomes Barbosa.
Representantes de Santos
- Leonardo Barbosa Delfino, diretor Presidente da Fundação Arquivo e memória de Santos e diretor de Indústria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.
- Luccas Santos da Cunha. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, exerce a função de assessor da presidência da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
- Thiago Magalhães Papa. Advogado. É secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos.
In Memorian
- Dr. Albano da Rocha Ferreira que deu alta contribuição à cultura e assistência social à comunidade portuguesa
- Professor Cid Peres Pacheco, de longa dedicação docente à Escola de Comunicação UFRJ.





