Clube de Engenharia do Brasil celebra 200 anos de amizade e paz entre Brasil e Portugal

Instituição e seu presidente, Francis Bogossian, receberam a comenda ‘Colar do Mérito Pedro, o Libertador” em noite de solenidade

Uma noite de celebração dos laços entre duas nações irmãs. Assim foi o evento “Brasil e Portugal: 200 anos de amizade e paz”, realizado pelo Conselho de Minerva, nesta terça-feira (26/08), no Clube de Engenharia do Brasil, para comemorar o bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro (1825), marco oficial do reconhecimento da independência brasileira e do início das relações diplomáticas pacíficas entre as duas nações. 

No evento, que marcou também os 25 anos do Conselho de Minerva, o Clube de Engenharia do Brasil e seu presidente, o engenheiro Francis Bogossian, receberam a comenda ‘Colar do Mérito Pedro, O Libertador’. A honraria é concedida a personalidades e instituições de destaque no Brasil e em Portugal, em reconhecimento à trajetória em prol da engenharia e do pensamento nacional.

“Desde 2002, o Conselho de Minerva instituiu essa justa e emocionante celebração que não se limita a recordar o estadista, mas também o homem cuja vida se entrelaça com a história do Brasil e Portugal. O Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 29 de agosto de 1925, selou não apenas a independência do Brasil, mas uma amizade e respeito mútuos que permanecem como vínculos indissolúveis entre nossas nações”, exaltou Bogossian, após receber sua comenda. 

O professor Sebastião Amoêdo. presidente do Conselho de Minerva e chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro – O Libertador falou sobre sua publicação “Do Grito ao Manuscrito”, que aborda os eventos de 1822 a 1825. Amoêdo lembrou que o Imperador Pedro I tinha uma forte ligação com o Brasil, país em que chegou com apenas seis anos de idade.

“O imperador sofreu um processo de aculturação, tendo adquirido hábitos locais”, contou Amoêdo. 

O Conselho de Minerva apresentou seus seis novos Conselheiros Eméritos, indicados por sua excelência acadêmica e profissional. Receberam a medalha e certificado do conselho, Carlo Emmanuel Tolla de Oliveira, professor doutor, em Ciências da Computação, professor pesquisador da UFRJ; Claudia Lage Rebello da Motta, professora doutora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Sociais da UFRJ e vice líder do grupo de Pesquisa Ábaco da Universidade Nacional de Brasília; Leandro Miranda Alves, graduado em Farmácia, mestre em Biologia Celular e Molecular, doutor em Farmacologia e Química Medicinal e pós-doutorado em Neuroendocrinologia na Alemanha; Paulo Senra Breitschaft, bacharel em Direito e doutor em Ciência Política; Sandra Cordeiro de Melo, graduada em psicologia, mestre, doutora e pós doutora em Educação, professora Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem; e Vania Lisboa da Silveira Guedes, professora doutora do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ.

A comenda Colar do Mérito Pedro, o Libertador foi entregue a 28 instituições e indivíduos que atuam para que os laços entre Brasil e Portugal continuem a ser cultivados. Entre os homenageados, a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e o Cônsul Ricardo Fernandes Garcia Cortes. Ambos ressaltaram os vínculos históricos e culturais centenários que fazem de Brasil e Portugal nações com laços indissolúveis. 

A mesa diretora da solenidade foi composta por Francis Bogossian, Sebastião Amoêdo, Susana Mira Leal, magnífica reitora da Universidade dos Açores; Ana Rita Freitas Monteiro Ferreira, cônsul-geral adjunta do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro;  Ricardo Fernandes Garcia Cortes, cônsul-geral do Consulado de Portugal em Salvador da Bahia; Victorino Chermont de Miranda, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Dom Eudes de Orléans e Bragança, membro da Casa Imperial do Brasil e  Cassia Curan Turci, magnífica vice-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e vice-presidente do honra do Conselho de Minerva.

Colar do Mérito Pedro, O Libertador:

UFRJ

  1. Nelson Maculan.
  2. Paulo Alcântara Gomes.
  3. Antônio Levi da Conceição.

Universidade dos Açores

  1. Susana Mira Leal.

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 

  1. Presidente Victorino Chermont de Miranda.

Consulado-geral de Portugal em Salvador da Bahia.

1. Ricardo Fernandes Garcia Cortes, cônsul

Casa Imperial do Brasil

  1. Dom Eudes de Orléans e Bragança, príncipe da Casa Imperial do Brasil.

Clube de Engenharia do Brasil 

  1. Francis Bogossian, presidente

Advocacia da União

  1. Dr. Alcides Martins

Real Gabinete Português

  1. Sr. Francisco Gomes da Costa, empresário e principal gestor do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português.
  1. Professora doutora Margarida Maria Rocha Bernardes, pesquisadora pioneira da atuação das enfermeiras do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Conselho de Minerva

  1. Engenheiro mestre Carlos Dias, vice- presidente de tecnologia da informação do Conselho de Minerva.
  2. Doutor Cláudio Panoeiro, conselheiro de Minerva e procurador da República.
  3. Joaquim Welley Martins. Professor doutor de Comunicação, vice-presidente jurídico do Conselho de Minerva e representante dos Antigos Alunos no Conselho Universitário da UFRJ.;
  4. Edgar Delbem. Sacerdote católico e doutor em Tecnologia da Informação; F
  5. Flavio Miguez de Melo. Professor doutor de Engenharia. Ex pres. da A3P; Henrique da Cruz Pereira. Professor doutor de Odontologia;
  6. José Antônio da Silva Borges. Professor doutor e pesquisador orientador desde 1993 do programa Dosvox: para auxiliar pessoas com deficiência visual a utilizarem o computador, através de síntese de voz em português.
  7. José Dias. Professor Doutor de Cenografia;
  8. José Otavio Motta Pompeu e Silva. Professor doutor de Tec. da Informação;
  9. Marcelo Navarro Serpa. Professor doutor de Comunicação;
  10. Paulo Gustavo Portugal Prillwitz. Doutor em Química. Ex presidente da Associação de Antigos Alunos da Escola de Química;
  11. Rogério Álvaro Serra de Castro. Doutor em Direito, fundador do Conselho de Minerva.
  12. Osvaldo Oliva Neto, aqui representado pelo Adido do Conselho de Minerva, Dr. José Geraldo Gomes Barbosa.

Representantes de Santos

  1. Leonardo Barbosa Delfino, diretor Presidente da Fundação Arquivo e memória de Santos e diretor de Indústria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.
  2. Luccas Santos da Cunha. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, exerce a função de assessor da presidência da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
  3. Thiago Magalhães Papa. Advogado. É secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos.

In Memorian

  1. Dr. Albano da Rocha Ferreira que deu alta contribuição à cultura e assistência social à comunidade portuguesa
  2. Professor Cid Peres Pacheco, de longa dedicação docente à Escola de Comunicação UFRJ.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência