Conselho Regional de Química do Rio destaca feitos dos profissionais em cerimônia na sede da entidade
O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) encerrou as comemorações do mês de junho, celebrando o Dia do Químico em uma cerimônia realizada na sede do Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (29). Foi uma oportunidade para se homenagear personalidades que se dedicam a essa atividade no Estado do Rio de Janeiro e de reforçar a importância do correto exercício profissional, devidamente registrado.
O evento, que lotou o auditório do 25º andar do Clube, serviu também para o reencontro de amigos e para que diferentes gerações de confraternizassem. Estiveram presentes representantes de várias categorias de profissionais da Química, como professores e engenheiros, entre outros.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do CRQ-III, Harley Martins; do presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão; do ex-presidente Rafael Almada, representando o presidente do Conselho Federal de Química, e do presidente do CRQ de Minas Gerais, Wagner Pedersoli.
“Esse momento que partilharemos hoje tem um objetivo muito claro de reconhecimento e agradecimento a todos os atores participantes de diversas formas, na execução e no controle das atividades da área da química, desde o exercício na formação de novos profissionais, passando pelo desempenho eficaz das práticas laborativas de nossa profissão, inclusive com a atuação como responsáveis técnicos até o trabalho de controle e fiscalização”, declarou o presidente do CRQ-III, Harley Martins.

O presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, saudou os homenageados e convidou a todos os profissionais de Química a se associarem à entidade, que, com a reforma de seu estatuto, ampliou atividades abrangidas com afinidade com a Engenharia.
“É uma oportunidade e um desafio para as diversas entidades que lidam com a química poderem estruturar uma atração conjunta, necessária para fortalecermos e valorizarmos as atividades de ciência, tecnologia e inovação. Essas três palavras estão no nosso sangue aqui no Clube de Engenharia. Não só soberania, desenvolvimento e democracia, mas também ciência, tecnologia e inovação. Precisamos contribuir para recuperar a pujança de nossa indústria química e de seus profissionais”, afirmou Girão.
Profissionais da área da educação, os Responsáveis Técnicos, conselheiros que atuaram por mais de dez anos, os ex-presidentes, profissionais da área ambiental, representantes de associações de classe e sindicatos e novos profissionais receberam, no palco, o reconhecimento do CRQ-III.
Fotos: Alexandre Brum.