O 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva realizado em Brasília de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025 aprovou a moção Eloan Pinheiro pela soberania farmacêutica e pelo direito ao acesso a medicamentos no Brasil. Participaram do evento pesquisadores, professores, estudantes, trabalhadores da saúde, gestores públicos e movimentos sociais. Na pauta de debates estiveram temas como democracia, equidade e justiça climática e para construir coletivamente agendas estratégicas para o Sistema Único de Saúde.
Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva em parceria com a Fiocruz, o Congresso teve mais de 10.800 inscritos e registrou o maior número de submissões de trabalhos na história do evento. Mais de 7.500 pessoas acompanharam a programação presencialmente.
A moção destaca que a homenagem a Eloan Pinheiro reafirma que a ciência pública, a produção estatal de medicamentos, o enfrentamento a monopólios de propriedade intelectual e o fortalecimento do SUS são pilares indissociáveis da democracia, da justiça social e do direito à saúde no Brasil.
Confira a moção:



