Coppe e Petrobras inauguram planta piloto inédita de reciclagem química de plásticos

Os pesquisadores Maíra Silva (pós-doc) e Pedro Tavares (iniciação científica) do EngePol

A Coppe/UFRJ e a Petrobras inauguram, no dia 18 de novembro, uma planta piloto de reciclagem química por pirólise, instalada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A nova unidade marca um avanço estratégico na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a gestão sustentável de resíduos plásticos e para a transição rumo à economia circular do carbono.

A pirólise é um processo térmico que transforma resíduos plásticos em óleo e gases reutilizáveis, sem a necessidade de oxigênio, permitindo que o material volte à cadeia produtiva como matéria-prima (querosene, nafta, compostos aromáticos e outros insumos de alto valor) para a indústria petroquímica.

Coppe e Petrobras inauguram planta piloto inédita de reciclagem química de plásticos Planta de Reciclagem Quimica 04206

Com operação em fluxo contínuo e capacidade para processar até uma tonelada de plástico por dia, a planta é única do tipo no Brasil e resultado da parceria entre o Laboratório de Engenharia de Polimerização (EngePol) da Coppe e o Instituto de Macromoléculas (IMA/UFRJ), em colaboração com a Petrobras. A operação contará ainda com o apoio do projeto Orla sem Lixo, que intercepta e coleta lixo flutuante na Cidade Universitária, e reciclará material plástico que não tem interesse comercial para a reciclagem mecânica (como é o caso das embalagens PET).

A instalação foi concebida como um módulo de produção de óleo de pirólise (PPO), com condensação em dois estágios e aproveitamento energético dos gases não condensáveis e do material sólido residual — configurando um modelo de reciclagem química de ponta, escalável e ambientalmente eficiente.

Coppe e Petrobras inauguram planta piloto inédita de reciclagem química de plásticos Planta de Reciclagem Quimica 04177

“Não acreditamos que o fim da vida útil de um produto químico seja definitivo. Trabalhamos com a ideia da circularidade e temos o interesse de reintroduzir os materiais nos processos químicos, tornando-os matérias-primas para a indústria novamente”, explica o professor José Carlos Pinto, coordenador do EngePol/Coppe.

A iniciativa reforça o papel da Coppe/UFRJ e da Petrobras como protagonistas na geração de conhecimento e inovação de impacto, contribuindo para a redução de resíduos, o uso racional de recursos e o fortalecimento da competitividade tecnológica do Brasil.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência