Décima edição de Clube de Engenharia em Revista trata do enfrentamento dos desastres naturais

Tragédia no Rio Grande do Sul exige mudanças de paradigma na prevenção e no atendimento às emergências

A décima edição de Clube de Engenharia em Revista aborda tema cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, que é o enfrentamento dos desastres naturais. A tragédia no Rio Grande do Sul evidencia não só a maior intensidade dos fenômenos climáticos como a falta de medidas do poder público tanto preventivas quanto emergenciais para se mitigar os efeitos da catástrofe. Conforme mostra a publicação, o episódio traz lições que precisam ser aprendidas pelo país e enquanto o Brasil não se estrutura devidamente, já é urgente a necessidade de criação de uma entidade federal que coordene as iniciativas em prol da reconstrução da infraestrutura, da economia e do meio ambiente do estado sulista.

A publicação oficial do Clube de Engenharia enfatiza também a necessidade de maior atenção da sociedade para um possível “acordão” que entregue de mãos beijadas para as operadoras de telefonia fixa bens da União que teriam que ser devolvidos com o fim das concessões. Esse é mais um efeito negativo da política neoliberal que destrói o patrimônio público e contraria o interesse da sociedade, com a justificativa de uma suposta incapacidade de gerenciamento por parte do Estado. O mesmo equívoco quase levou ao fechamento completo da fábrica de chips CEITEC, luta agora para se revitalizar.

A supremacia do lucro sobre o direito à saúde é outro tema abordado, sob a ótica da química Eloan Pinheiro, que fala sobre a produção de medicamentos. É um adensamento produtivo que tende a ganhar impulso com a implementação da nova política industrial, que, de acordo com o presidente do Clube, Márcio Girão, envolve praticamente todas as áreas da Engenharia, o que fica claro na nova edição.

Trazemos matérias que abordam questões históricas, como a importância do Arsenal de Marinha para a projeção internacional do Rio de Janeiro. Também não ficaram de fora as questões internacionais, que estão sendo influenciadas cada vez mais pela formação de uma nova ordem multipolar.

Desejamos a todos uma ótima leitura clicando no link.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo