No segundo Encontro com Tecnologia, que acontece no dia 05 de maio, hoje, das 18h às 20h, pensaremos juntos os caminhos para dar nova vida à indústria nacional. Com o tema “Reindustrialização Brasileira e pequenas e médias empresas: transformação digital, empregos e desenvolvimento sustentável”, o evento será uma oportunidade de networking e cocriação de projetos de interesse individual e coletivo relacionados ao exercício profissional.
Para expor o tema e trocar ideias, o evento recebe Luiz Alfredo Salomão, conselheiro do Clube de Engenharia, ex-deputado da Assembleia Nacional Constituinte e diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do IUPERJ/UCAM.
Fique de olho! Os ENCONTROS COM TECNOLOGIA acontecerão toda PRIMEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS das 18h às 20h, no Zoom. PROGRAME-SE!
Os objetivos para a realização dos ENCONTROS COM TECNOLOGIA são:
- Desenvolver conexão entre todas as categorias de sócios do Clube de Engenharia, entre as diversas gerações e com a sociedade;
- Troca de informações e experiências sobre de que forma e por quais caminhos a Engenharia pode contribuir para o desenvolvimento econômico e de ciência e tecnologia, para o fortalecimento da democracia e da soberania nacional e para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)e demais temas relevantes.
Venha interagir com especialistas de diversas gerações sobre como superar os desafios atuais e traga suas ideias!
A participação é gratuita e requer inscrição no Sympla. Para entrar na sala Zoom você deve acessar o link que receberá por email com a confirmação da sua inscrição. Haverá emissão de certificado para os interessados.
Clique aqui para ser redirecionado para o Sympla e fazer a sua inscrição.
O TEMA DO ENCONTRO DE MAIO
É na indústria que se encontra a maior produtividade do trabalho. É no setor industrial também que se pagam os melhores salários e onde os trabalhadores dispõem de maior proteção social. Um emprego na indústria rende mais para a Nação, em termos de produção, do que vários empregos na Agricultura e nos Serviços. As informações são do livro O Brasil e o Futuro: da reindustrialização ao fim do preconceito social, que Salomão lançará em breve pela editora E-papers.
Salomão destaca que ao longo dos últimos 25 anos, o país sofreu com uma desindustrialização crescente: a participação da indústria no PIB caiu de 30%, nos anos 1980, para 20,3% em 2018. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível mais baixo desde 1947. Em 2020, ocorre a “maxidesvalorização”, graças à instabilidade política e a crise sanitária provocada pelo Coronavírus.
Como podemos reverter essa situação?
Que setores têm o potencial necessário para isso?
Como a transformação digital pode contribuir?
Em que isso afeta a geração de empregos?
Como contribui para o alcance do desenvolvimento sustentável?
Venha debater e traga as suas ideias!