Especialistas alertam para riscos no subsolo do Rio

Especialistas alertam para riscos no subsolo do Rio 1359043747A desordem no subsolo carioca é tema de estudos e pesquisas em diversas áreas. Um conjunto ilógico de cabos, tubulações, galerias e fiações instalados durante décadas sem critérios básicos de segurança e ordem pode representar uma grande ameaça à população. O problema já é velho conhecido dos moradores do Rio e foi descrito por um laudo da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa) em janeiro de 2008. O documento mostra que algumas explosões de bueiros ocorrem por resultado da proximidade entre uma galeria pluvial da prefeitura e um cano da Companhia Estadual de Gás (CEG).

Sem organização, a ocupação dos subterrâneos no Rio deu-se de maneira desordenada prejudicando, inclusive, a rota do metrô. Segundo o professor e engenheiro Fernando Mac Dowell, o governo desistiu de passar com o metrô pela Avenida Rio Branco devido ao caos instalado no subsolo. O espaço pouco lembrado da cidade é capa dos grandes jornais a cada nova explosão de caixas subterrâneas. Para discutir a regulamentação do uso e ocupação do subsolo, as divisões técnicas de Recursos Naturais Renováveis (DRNR), de Urbanismo e Planejamento Regional (DUR) organizaram o debate “Uso e ocupação do subsolo”. Com a presença do vereador Eliomar Coelho (PSOL) e do arqueólogo Cláudio Prado de Mello, o evento aconteceu no dia 22 de janeiro e trouxe à tona questões como a falta de conhecimento das empresas sobre o assunto.

Especialistas alertam para riscos no subsolo do Rio 1359043748Segundo o arqueólogo Cláudio Prado de Mello o uso do subsolo é uma das grandes preocupações atuais da arqueologia nacional. “O que hoje é o nosso solo, não era antigamente e pode não ser mais amanhã, então, a arqueologia pode estar em qualquer lugar, é preciso pesquisar a fundo”, explicou.

O vereador e engenheiro Eliomar Coelho deu ênfase ao direito ao subsolo e ao espaço aéreo. Lembrando que o acesso a essas áreas está na lei, inclusive no estatuto das cidades. Eliomar abordou as dificuldades e os problemas que envolvem a expansão do metrô do Rio, alertando para o veto dos especialistas ao projeto atual. “Uma nova licitação teria de ser feita para que o metrô fosse expandido com qualidade”, protestou Eliomar. O vereador falou também sobre as grandes falhas do Plano Diretor da Cidade do Rio no que diz respeito ao uso do subsolo.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência