Até o próximo domingo, 8 de setembro, acontece a Bienal do Livro no Riocentro, Rio de Janeiro, o maior evento literário do Brasil, com a participação do engenheiro Civil e de Estruturas João Augusto de Lima Rocha, autor de “Breve História da Vida e Morte de Anísio Teixeira”.
Representando a Editora da Universidade Federal da Bahia, João Augusto traz à tona novas perspectivas de uma figura histórica brasileira, com mais uma obra sobre o jurista, intelectual, educador e escritor que difundiu, nas décadas de 1920 e 1930, as bases do movimento Escola Nova, no Brasil. Anísio Teixeira foi um dos principais responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, que defendia o ensino público, gratuito, laico e obrigatório.
Breve História da Vida e Morte de Anísio Teixeira é a terceira obra de João Augusto sobre o educador. Ele também publicou “Anísio em Movimento”, pela Editora Senado Federal, em 2002, e “Anísio Teixeira e a Cultura”, em 2014, pela Editora Universidade de Brasília.
Para conferir entrevista de João Augusto à Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), onde conta como conheceu a obra de Anísio Teixeira quando ainda era diretor de Cultura do Diretório de Engenharia Civil da UFBA, clique aqui.