Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Desenvolvimento Econômico-Industrial é tema de debate para formulação de diretrizes nacionais

17/08/2022 às 18:00 - 20:00

Terceiro painel do evento “Um Projeto para Reconstrução do Brasil” terá a participação do geólogo Guilherme Estrella e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo

Um Projeto para Reconstrução do Brasil”, promovido pelo Clube de Engenharia, chega à sua terceira etapa, discutindo um tema de grande importância para o futuro do país. O próximo painel, marcado para o próximo dia 17/08, às 18h, trata do “Desenvolvimento Econômico-Industrial” e os convidados para exporem suas posições sobre o assunto são o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras, e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, autor de diversas livros e ex-secretário de Ciência e Tecnologia e de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. O evento será transmitido pelo canal do Clube no YouTube.

O Brasil vive um retrocesso profundo. O que vigora é um liberalismo histórica e conceitualmente superado, um terraplanismo fiscal. O próximo governo terá que socorrer as classes sociais mais oprimidas, recuperar o investimento público e reindustrializar   o país, especialmente os setores mais inovadores. Será necessária a articulação entre o Estado e os empresários brasileiros, recuperando a ideia de fabricar os fabricantes. Não é possível ficar submetido ao movimento de capitais, essencialmente especulativo, pois não existe no mercado financeiro investimento direto produtivo.

O ponto de partida para a reconstrução econômica-industrial do Brasil é a formação de um Governo democrático e nacionalista. Que tenha um programa explícito de gestão econômico-financeira em torno do qual seja possível constituir uma união nacional eficaz, efetiva e atuante. Que concilie interesses de múltiplos setores econômicos e classes sociais diversas.

A obra da verdadeira reconstrução pressupõe a suspensão de Teto de Gastos (Emenda Constitucional n° 95/2016), abrindo um espaço legal para a necessária política de expansão dos gastos públicos. Compreende ainda a recuperação da Petrobras, sua capacidade indutora do desenvolvimento científico-tecnológico-industrial, bem como a anulação das privatizações e a preservação da Eletrobras. Deve alcançar a recuperação de BNDES – mais recursos e a retomada da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) –, o fortalecimento da Caixa e do Banco do Brasil. Em síntese, o Estado e as empresas brasileiras de capital nacional, promotores e agentes do desenvolvimento econômico da Nação. 

Como exemplo, uma reunião de ex-Ministros da Saúde, do período pré-2016, resultou além de um diagnóstico sobre as perspectivas sanitárias no Brasil, no esboço de uma articulação do SUS com a indústria brasileira visando à produção de vacinas, medicamentos e produtos farmacêuticos, hoje largamente importados.

Nesse cenário, e finalmente, cabe registrar a importância das Forças Armadas, investindo em pesquisa e inovação, para fabricação de equipamentos necessários à defesa nacional, que é a sua missão constitucional, e não constituindo o braço armado da burguesia contra os movimentos sociais. Esses aspectos e outros serão abordados pelos palestrantes, que também vão responder a perguntas do público.

Palestrantes:

Guilherme Estrella: Graduou-se, em 1964, pela Escola de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou na Petrobras em dois períodos: de 1965 até sua aposentadoria, em 1994, tendo ocupado diversos cargos, com destaque para o de Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento para a exploração, perfuração e produção (1985-1989); titular do Setor de Interpretação de Bacia da Costa Leste Brasileira no Departamento de Exploração (1978-1981); e Gerente de Exploração da Petrobras Internacional S.A. — BRASPETRO no Iraque (1976-1978). Em 2003 foi convidado a ocupar o cargo de Diretor de Exploração e Produção, exercendo a função até fevereiro de 2012. Atualmente cumpre mandato de Conselheiro do Clube de Engenharia e é Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia – ANE.

Luiz Gonzaga Belluzzo: Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1965, e também estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Concluiu a pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, pela CEPAL/ILPES, em 1969. Foi professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas, onde doutorou-se em 1975 e tornou-se professor-titular em 1986. Ocupou diversos cargos no setor público, entre eles o de secretário de Ciência e Tecnologia e de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Também ocupou a presidência do clube Palmeiras.

Transmissão: youtube.com/user/clubedeengenharia

Detalhes

Data:
17/08/2022
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
, ,
Website:
https://youtube.com/user/clubedeengenharia

Organizador

Clube de Engenharia
Ver site do Organizador

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo