Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontros com Tecnologia | Oportunidades para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais inovativos no Brasil

01/12/2021 às 18:00

Durante a pandemia, que no Brasil coincidiu com uma crise política e econômica, empreendedores e pesquisadores foram confrontados com uma tempestade perfeita. Como produzir e inovar em cenário de distanciamento social e forte queda nos investimentos em pesquisa? Mas, sabemos, desafios são também oportunidades. À medida que a pandemia dá sinais de, finalmente, estar sendo vencida pela ciência, o que podemos levar de aprendizado para o momento de reconstrução?

Arranjos e sistemas produtivos inovativos locais podem influenciar positivamente e se constituem em uma forte ferramenta de apoio para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável brasileiro.

Neste 9º episódio do Encontros com Tecnologia, nosso evento mensal de netwotking temático, a palestra inspiradora de abertura será sobre “Oportunidades de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais Inovativos no Brasil”

No Encontros com Tecnologia de dezembro, conversaremos sobre o tema, abordando questões como:

O que são os arranjos e sistemas produtivos inovativos locais?

Em que contexto surgem e se desenvolvem?

O que possibilita essa conjuntura?

Quais são suas oportunidades de desenvolvimento?

Quais são os principais casos de sucesso no Brasil?

Como contribuem para o desenvolvimento sustentável brasileiro?

Quais são os entraves encontrados para a criação e implantação de políticas públicas para a promoção e desenvolvimento desses arranjos?

Essas e muitas outras perguntas nortearão nosso 9º evento. PARTICIPE!

Nosso convidado

Para a palestra que inspirará os debates, receberemos o economista José Eduardo Cassiolato, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da RedeSist, Diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e Secretário Geral de Globelics - Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems.

Nosso convidado é pós doutor pela Université Pierre Mendes-France. Foi professor convidado da Universite de Rennes, Secretário de Planejamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Diretor de Pesquisas do IE/UFRJ, Membro da Diretoria da SBPC, Pesquisador Visitante no MIT, University of Sussex e INRA-França.

Detalhes

Data:
01/12/2021
Hora:
18:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo