Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Impacto das termoelétricas em Sepetiba

23 junho às 17:00 - 19:00

 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/impacto-das-termoeletricas-em-sepetiba__1609483

O evento discutirá a justificativa para o projeto, o porquê de sua urgência, a dispensa do EIA/RIMA e seus impactos sociais, ambientais e econômicos. O objetivo é esclarecer dúvidas levantadas por ambientalistas, sociólogos e economistas.

Palestrantes

Profª. Cátia Antonia
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente possui o cargo de Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Vinculada ao Departamento de Geografia, membro permanente do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, e em História social do território, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho urbano; movimentos sociais e trabalho; qualificação profissional; metropolização; metrópole; modernização e gestão urbano-metropolitana: conflitos com pescadores artesanais, economia política da pesca artesanal. É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas. Pesquisadora PROCIÊNCIA - UERJ e Produtividade CNPq. Foi Diretora do Departamento de Extensão da UERJ (2016-2019). Assume a Pró-Reitoria de Políticas e Assitência Estudantis da UERJ a partir de março de 2020.

Profª Helena Bergallo
Doutora e Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com dissertação e tese na área de Ecologia de Mamíferos, Bacharel e Licenciada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ingressou na UERJ por concurso público em 1996 e é Professora na categoria Associada com Dedicação Exclusiva, sendo Procientista da UERJ desde 2000. É professora dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução na UERJ (PPGEE/UERJ) e Pós-Graduação em Meio Ambiente (PGMA/UERJ). Coordena o Laboratório de Ecologia de Mamíferos (LEMA) e já orientou mais de 50 alunos entre Mestres e Doutores. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq - Ecologia de Vertebrados Tropicais. É a atual coordenadora da Rede de Pesquisa em Biodiversidade da Mata Atlântica (PPBio MA), programa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando na pesquisa, capacitação, divulgação científica e disponibilização de dados e metadados de toda a rede. É Coordenadora Científica do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) da UERJ. Desde 2020 é a representante titular da UERJ na Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e atualmente é representante da UERJ no Conselho Consultivo do Mosaico de Parques do Marapendi, junto à Secretaria de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), da Prefeitura do Rio de Janeiro. É coordenadora de capítulo do Diagnóstico Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES)

Profº Francisco Gerson Araujo
Possui doutorado em Environmental Health Sciences - University of London (1992), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1983) e graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1976). Atualmente é Bolsista de Produtividade (1-A) em Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, detentor da taxa de bancada Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Biologia Animal da UFRRJ, desde 2002. Tem experiência na área de Ictiologia, com ênfase em Ecologia de Comunidade de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia das comunidades de peixes costeiros, relações entre variáveis ambientais e comunidades de peixes marinhos costeiros, uso de peixes como indicadores da qualidade ambiental, ecologia de peixes e qualidade ambiental de sistemas lóticos, com ênfase no rio Paraíba do Sul e conservação de peixes em represas. É líder do grupo de pesquisas "Ecologia de peixes costeiros e de águas interiores do Estado do Rio de Janeiro" cadastrado no CNPq e vem consistentemente atuando na pesquisa e treinamento de pessoal especializado nesta área do conhecimento em vários níveis de formação. Tem mais de 200 publicações em revistas de ampla circulação e já orientou 20 Doutores e 45 Mestres.

Realização
Clube de Engenharia - Diretoria de Atividades Técnicas e Divisões Técnicas Especializadas de Engenharia do Ambiente (DEA), Petróleo e Gás (DPG), Energia (DEN) e Recursos Minerais (DRM).

Coordenação
Abilio Valério Tozini - Divisão Técnica Especializada de Engenharia do Ambiente

Imagem
Thamyres Basilio

Detalhes

Data:
23 junho
Hora:
17:00 - 19:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content