Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Microalgas para a produção de biodiesel: desafios e perspectivas

28/11/2012 às 18:00 - 21:00

Dia 28/11/12 – 18h – 22º andar

Palestra “MICROALGAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS”

Palestrante: Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira - Química

Promoção: DAT/DTEQ

Apoio: DEA/DRNR/DEN

Veja abaixo uma prévia escrita pela palestrante sobre o tema:

Título: Microalgas para a produção de biodiesel. Desafios e perspectivas. 

Microalgas são seres fotossintetizantes presentes em sistemas aquáticos e que envolvem uma enorme diversidade de formas e funções biológicas. Caracterizadas por apresentarem maiores taxas fotossintéticas, quando comparadas a outros organismos fotossintetizantes, as microalgas vêm sendo descritas como importante biomassa devido à produção de compostos bioquímicos de alto valor comercial como proteínas, carotenóides, ácidos graxos e outros metabólitos secundários. A biotecnologia das microalgas tem sido desenvolvida para diferentes aplicações comerciais como síntese de novos fármacos, nutrição humana e animal, alimentação em aquacultura e, mais recentemente, como matéria prima renovável para produção de biodiesel.

As microalgas já são produzidas em escala comercial, em vários países, para a produção de biomassa seca e de produtos de alto valor comercial. No entanto, para que as microalgas possam ser efetivamente utilizadas para a produção de diversos óleos, principalmente no setor energético, o processo de obtenção das células deve ser ainda mais produtivo e de baixo custo para que ocorra não só uma viabilidade ambiental, mas também econômica. Nesse sentido é de fundamental importância o desenvolvimento de pesquisas que visam à modificação e o aprimoramento de cada etapa do processo de cultivo e de pós cultivo de microalgas para diminuir os custos envolvidos e difundir o uso dessa biomassa para esta finalidade.

No Brasil, são poucas as empresas que produzem biomassa microalgal, sendo que as escalas são pequenas. Num país com grande vocação para a aquacultura, esta realidade tem que ser modificada. O incremento desta atividade econômica poderá trazer enormes benefícios para o nosso país, inclusive, a ampliação do quadro de cursos técnicos e de graduação, trazendo mais oportunidades de emprego.

Nesta apresentação, serão abordados os processos de cultivo e de pós-cultivo de microalgas, com o objetivo de evidenciar os gargalos dos mesmos e as oportunidades de atuação neste tema, no nosso país. Em termos de processos de cultivo, além de apresentar sistemas de produção em escala comercial que estão em uso, apresentaremos um sistema por nós desenvolvido, que apresenta um balanço favorável em termos de produtividade x custo. No que diz respeito aos processos pós-cultivo, focaremos nos processos de separação da biomassa microalgal, que representam de 20 a 30% do custo de produção da biomassa microalgal. Neste assunto, temos desenvolvido trabalho sobre floculação da biomassa com o uso de floculantes naturais.

Estes dois temas têm forte inserção de profissionais de engenharia e a oportunidade de apresentar este palestra poderá ser bastante importante para a troca de experiências entre o nosso grupo e os profissionais/estudantes interessados.

Detalhes

Data:
28/11/2012
Hora:
18:00 - 21:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo