Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Neoindustrialização, Engenharias e a Formação dos Engenheiros

3 abril às 18:00 - 20:00

No próximo dia 03 de abril, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 33ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico.

Em toda a primeira quarta-feira do mês, exceto feriados, a entidade realiza o evento online, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo de base tecnológica.

O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes, que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.

O tema de abril é “Neoindustrialização, Engenharias e a Formação dos Engenheiros”.

As transformações pelas quais a economia mundial está passando e o notório retrocesso que o Brasil vivenciou nos últimos anos no seu processo de desenvolvimento econômico requerem uma mudança de rumo e a priorização de uma política industrial adequada ao momento atual.

Uma política industrial para um mundo em que as questões ambientais são preponderantes, juntamente com a necessidade urgente de inovação tecnológica no Brasil, para proporcionar uma maior integração entre as cadeias produtivas brasileiras e globais.

Para explicar como esse processo impacta todas as áreas da Engenharia e a formação e a necessidade permanente de capacitação dos engenheiros , o Encontros vai receber o presidente do Clube de Engenharia e assessor da Presidência da Finep, Márcio Girão, para uma palestra e um debate com o público sobre o assunto.

As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:

Considerando a neoindustrialização um processo de modernização e evolução da indústria, enfatizando inovação, compromisso ambiental e integração com cadeias produtivas internacionais:

  • Que setores econômicos demandam neoindustrialização?
  • Como a neoindustrialização está impactando as práticas e demandas das engenharias?
  • Quais tecnologias têm promovido mais transformações nessas práticas e demandas?
  • Quais são os novos desafios e oportunidades para os engenheiros na era da neoindustrialização?
  • Como devemos adaptar a formação dos engenheiros para atender às demandas da neoindustrialização?
  • Como serão disponibilizados os recursos alocados pelo Governo Federal para este processo de neoindustrialização?

Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira, 03 de abril, das 18h às 20h.

Palestrante inspirador:

Márcio Girão: É presidente do Clube de Engenharia e assessor da Presidência da Finep. É Engenheiro Civil formado pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), Professor Adjunto de Resistência dos Materiais (Politécnica/USP). Na área empresarial atuou na Promon; Cobrapi, BP Mineração; Nuclep; Lexikon (sócio); MGB Informática (sócio). No setor público foi Diretor de Inovação, Planejamento, Jurídico e Gestão de Riscos da FINEP. Exerceu ainda atividades como Diretor Executivo da Riosoft e Presidente da SOFTEX. Diretor-Presidente do RioBoston (incubadora na cidade de Boston-EUA) e Presidente da Federação Nacional de Empresas de Informática (Fenainfo).

Mediadora do debate:

Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes

Realização:

Equipe Coordenadora, integrada por:

Conselheiros Cesar Drucker, Fátima Sobral Fernandes e Margarida Lima.

Organizador

Clube de Engenharia
Ver site do Organizador

Local

Clube de Engenharia
Avenida Rio Branco, 124
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20040001 Brasil
+ Google Map
Telefone
2121789200

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo