
- Este evento já passou.
Os conhecimentos das Geociências acessíveis a todos através do SGBeduca
28 março às 18:00

A divulgação científica é, para a população em geral, e sobretudo para jovens e crianças, uma questão que veio à tona em vários programas do Humanidades na Engenharia. O conhecimento científico por vezes se apresenta hermético e distante da realidade da maioria das pessoas que acabam marginalizadas, tanto na eventual tomada de decisões (por exemplo tomar uma vacina, abandonar uma área de risco etc.), quanto na conscientização da importância do desenvolvimento tecnológico para a melhoria de sua qualidade de vida.
Tornar o conhecimento acessível, através de uma linguagem de fácil entendimento e amplo alcance, é uma ferramenta libertadora e poderosa para a educação. Incentiva aos jovens e crianças a almejar seguir as carreiras STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) vitais para o desenvolvimento tecnológico, e a se esforçar para este objetivo.
Nesta edição do Humanidades na Engenharia vamos trazer um exemplo de grande sucesso no campo das Geociências, consideradas uma das mais herméticas, o Programa SGBeduca, uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil. O programa é um exemplo de como os profissionais de uma empresa pública colocam o seu conhecimento e a sua experiência ao alcance de adultos, jovens e crianças.
Quem vai nos falar a respeito deste programa é a Geóloga Andrea Sander uma de suas idealizadoras.
Coordenação:
Maria Alice Ibañez Duarte, vice-presidente do Clube de Engenharia
Sobre a palestrante:
Andrea Sander é geóloga e professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Inicialmente levou a inúmeras escolas o seu saber geocientífico de forma lúdica e acessível. Atualmente o Programa possui um site onde pode ser encontrado conteúdo científico mediado por profissionais das geociências para atingir adultos jovens e crianças. Andrea é a grande responsável por este sucesso.