Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

25/11/2019 - 27/11/2019

O Clube de Engenharia vai sediar, entre os dias 25 e 27 de novembro, o Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), reunindo especialistas de todo o Brasil para debater os desafios para se democratizar o direito à moradia. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo a elaboração de plano com diretrizes para tirar do papel a Lei Federal nº 11.888/2010, que garante acesso público e gratuito às famílias de baixa renda aos serviços de projeto e obra para habitação.

O evento será dividido em seis eixos: Athis e Melhorias Habitacionais; Athis e Produção de Novas Moradias; Athis, Residência e Extensão; Athis e Direito à Cidade; Athis e Regularização Fundiária e Urbanística; e Marco Legal, Financiamento e Institucionalidades. Além de mesas redondas temáticas, a programação contará com a conferência de Ermínia Maricato, doutora em arquitetura e urbanismo pela USP, ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo e ministra adjunta do extinto Ministério das Cidades, entre 2003 e 2005.

O Seminário também terá apresentação dos dados levantados em pesquisa nacional realizada, em setembro, pelo Observatório das Metrópoles (Ippur/UFRJ), em parceria com o CAU/RJ. Cerca de 200 experiências foram diagnosticadas em levantamento inédito, que teve como objetivo fazer um raio-x da Athis no Brasil e identificar as entidades e profissionais que atuam em prol do direito à moradia digna na última década. Representantes de órgãos públicos, movimentos sociais, ONGs, assessores, acadêmicos e operadores do direito confirmaram participação na atividade.

O Seminário Nacional de Athis é organizado pelo Fórum BrCidades, pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, além do CAU/BR. Desde 2017, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo destinam 2% de sua arrecadação para ações de Athis.

Inscrição no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfogo_56rykRDDTbyoLuNLN7HBQMcR9S36DP1Gw5VKpdJ5PoQ/viewform

Serviço:
Dia 25/11 a 27/11, segunda a quarta-feira
25º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Detalhes

Início:
25/11/2019
Final:
27/11/2019
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo