Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Tendências de Tecnologias e a Neoindustrialização do Brasil

6 março às 18:00 - 20:00

No próximo dia 06 de março, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 32ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico.

Em toda a primeira quarta-feira do mês, exceto feriados, a entidade realiza o evento, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo de base tecnológica.

O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes, que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.

O tema de março é “Tendências de Tecnologias e a Neoindustrialização do Brasil”.

O país vive fase crucial na medida em que precisa retomar seu processo de desenvolvimento econômico e social. A queda participação da indústria no PIB, o alto desemprego e subemprego e a crise pela qual passaram instituições de ensino e de pesquisa são fatores que propiciam a estruturação de uma nova visão estratégica, que resgate a vocação do Brasil para a ciência e a tecnologia e encontre as oportunidades adequadas para o crescimento dentro do cenário atual das transformações vividas pelo mundo. Para falar sobre essa perspectiva desafiadora e promissora, foi convidado o engenheiro, atual Chefe de Gabinete da Finep e coordenador da Comissão Temática da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no tema da Neoindustrialização, Fernando Peregrino.

As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:

  1. Quais são as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro da indústria brasileira?
  2. Quais os impactos desse processo no setor de serviços?
  3. Como a neoindustrialização já está impulsionando a transformação dos setores produtivos do Brasil?
  4. Quais são as oportunidades e desafios apresentados pela convergência de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, internet das coisas e "blockchain" no processo de neoindustrialização?
  5. Como as empresas brasileiras podem se adaptar e se beneficiar das tendências tecnológicas globais para impulsionar sua inovação e sua competitividade?
  6. Como serão disponibilizados os recursos alocados pelo Governo Federal para este processo de neoindustrialização?

Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira, 06 de março, das 18h às 20h.

Palestrante inspirador:

Fernando Peregrino: É Chefe de Gabinete da Finep e coordenador da Comissão Temática da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no tema da Neoindustrialização. É também o idealizador dos seminários sobre o tema, que estão sendo promovidos pela Finep com o objetivo de gerar subsídios para a 5ª CNCTI.

Engenheiro pela UFF, com mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ em engenharia de produção em Gestão e Inovação, já exerceu os cargos de Presidente da FAPERJ, do PRODERJ e Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Escreveu diversos artigos e capítulos de livro da área de ciência, tecnologia e inovação. Ex-Presidente do Fórum dos Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, é também diplomado pela RNP – Rede Nacional de Pesquisa – como construtor da Internet.br. Coordenou, ainda, a implantação do Projeto I-2000, o maior complexo de pesquisa em engenharia do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Mediadora do debate:

Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes

Realização:

Equipe Coordenadora, integrada por:
Conselheiros Cesar Drucker, Fátima Sobral Fernandes e Margarida Lima.

Organizador

Clube de Engenharia
Ver site do Organizador

Local

ZOOM - SYMPLA
Brasil + Google Map
Ver site do Local

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo