No próximo dia 05 de junho, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 35ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico.
Em toda a primeira quarta-feira do mês, exceto feriados, a entidade realiza o evento, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo de base tecnológica.
O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes, que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.
O tema de junho é “A CARTA DA TERRA E AS ENGENHARIAS: como podemos promover o desenvolvimento sustentável”.
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos, cujo objetivo é a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Sua elaboração começou a ser alinhavada dura a Cúpula da Terra, na Rio 92. Seu texto preconiza o estabelecimento de uma responsabilidade compartilhada entre os povos, levando à elevação do bem-estar de toda a humanidade, inclusive das gerações futuras. São compromissos que exigem em muito da aplicação das Engenharias e do empenho dos profissionais da área. Para fazer um balanço da influência desse documento e de como há avanços para serem alcançados, o Encontros contará com a palestra inspiradora da própria coordenadora do programa, a conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes, e da conselheira e diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado.
As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:
1 . Como a Carta da Terra pode ser um guia essencial para engenheiros comprometidos com a sustentabilidade?
2. Quais são os maiores desafios que as engenharias enfrentam na implementação dos princípios da Carta da Terra?
3. Como podemos integrar os valores da Carta da Terra nos currículos de engenharia para formar futuros profissionais mais conscientes?
4. Qual é o papel dos engenheiros na liderança de movimentos globais para a sustentabilidade, inspirados pela Carta da Terra?
Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira, 05 de junho, das 18h às 20h.
Palestrantes inspiradoras:
Fátima Sobral Fernandes: É Sócia Fundadora da Transcenderte Desenvolvimento Humano e Organizacional, Engenheira, Mentora de Negócios, Especialista em Gestão Estratégica e Comportamento Humano e Organizacional, Professora Associada da UFRJ, Instrutora e Consultora Sebrae, ex -Diretora de Inovação ABMEN, Conselheira Vitalícia do Clube de Engenharia e Conselheira da Associação Comercial do Rio de Janeiro no Conselho de Pequenas e Médias Empresas.
Possui formações em: Engenharia Civil – Transportes na UFRJ, Mestrado em Planejamento de Transportes no IME, Doutora em Avaliação de Qualidade de Serviços pela COPPE – UFRJ, MBA em Administração pelo COPPEAD-UFRJ, MBA em Marketing pela ESPM /ECO – UFRJ, MBA em Estratégia Empresarial pela FGV e MBA em ESG, em andamento, na Faculdade Exame, Mentora de Negócios, certificada por COPPEAD/Berkeley, Especialização em Geopolítica na Escola Superior de Guerra e na Defense University – USA e diversos cursos de formação e especialização em Comportamento Humano e Organizacional, entre eles Leader Coach na Ohio University. A Transcenderte, sua 3ª empresa, já possui 11 anos de atuação no mercado e seu propósito de vida é compartilhar conhecimento e boas práticas para facilitar o desenvolvimento de pessoas, equipes e organizações que querem evoluir e promover crescimento sustentável de seus negócios.
Cláudia Morgado: É diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (POLI/UFRJ). Engenheira Civil formada pela mesma escola em 1988, Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1991) e doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ,1994). É Professora Associada IV da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na graduação nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, e no Programa de Engenharia Ambiental – PEA/UFRJ. As suas linhas de pesquisa integram conhecimentos e ferramentas de análise multicritério, métricas de sustentabilidade, engenharia e gestão do ciclo de vida, riscos socioambientais, governança ambiental e avaliação estratégica. Atua em diversos projetos de pesquisa com apoio de agências de fomento e de empresas na área de petróleo e mineração. Foi Coordenadora da implantação do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (2007-2010), Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (2009-2013), Coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UFRJ (1998-2017, 32 turmas) e Coordenadora do PRH41 – Programa de Recursos Humanos da ANP-FINEP/MCTI em Engenharia Ambiental Aplicada à Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (2010-2017). Atualmente, é Diretora da Escola Politécnica da UFRJ (2018-2022) e está coordenando a implantação do recém fundado Fórum Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino de Engenharia – FORDIRENGE (2018).
Mediadora do debate:
Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes
Realização:
Equipe Coordenadora, integrada por:
Conselheiros Cesar Drucker, Fátima Sobral Fernandes e Margarida Lima.
Inscrições no link.