Carregando Eventos

A IMPORTÂNCIA DAS UHEs PARA O SIN

16 janeiro 16:00 às 18:00

COMITÊ DE ENERGIA DA ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA

APRESENTAÇÃO DO POSITION PAPER “A IMPORTÂNCIA DAS UHEs PARA O SIN

16 de janeiro 2025, a partir das 16 horas.

A todos interessados no Setor Elétrico Nacional.

No dia 16 de janeiro de 2025, às 16 horas, teremos uma reunião virtual do Comitê de Energia (CE) da Academia Nacional de Engenharia (ANE), na qual será apresentado e debatido o Position Paper recentemente emitido da ANE “A importância das Usinas Hidroelétricas para o Sistema Interligado Nacional – SIN

.

Teremos como palestrante o Acadêmico Flavio Miguez de Mello, autor principal do Position Paper, e como debatedores os Acadêmicos Altino Ventura Filho e Jerson Kelman, todos eles destaques no setor elétrico brasileiro. Após as três contribuições, será aberto o debate aos participantes.

Este posicionamento da ANE foi amplamente divulgado e encaminhado em novembro de 2024 às autoridades competentes e a diversas entidades, disponível para download (https://anebrasil.org.br/posicionamento_pdf/HIDROELETRICAS-NOVEMBRO.pdf). A reunião do CE de 16 de janeiro 2025 dá continuidade às atividades da ANE em defesa da retomada do programa de implantação de novas. hidroelétricas no Brasil, considerando os múltiplos usos de seus reservatórios e a correta valoração dos benefícios ancilares por elas proporcionados ao sistema interligado nacional, atributos indispensáveis para a operação de outras fontes de geração de energia elétrica. O objetivo do Position Paper é sensibilizar os poderes Executivo e Legislativo além de angariar amplo apoio da sociedade para a importância da retomada de instalação de novas hidroelétricas que são fundamentais para que o Brasil atinja a meta Net Zero com robustez eletroenergética e de modo justo e sustentável.

Todos serão bem-vindos. Sintam-se à vontade para repassar este convite aos demais profissionais interessados.

Seguem abaixo a agenda, o link de acesso para a reunião virtual e as biografias dos apresentadores.

 

REUNIÃO DO CE – 16 DE JANEIRO DE 2025 – 16h00m

1. Abertura. Coordenador do CE – Nelson Martins (5’)

2. Apresentação do Position Paper da ANE “A Importância das Usinas Hidroelétricas

para o SIN”

– Acadêmico Flavio Miguez de Mello (45’)

3. Debatedor 1: Acadêmico Altino Ventura Filho (15’)

4. Debatedor 2: Acadêmico Jerson Kelman (15’)

5. Discussão sobre posicionamento da ANE com relação a ampliação de

capacidade instalada em usinas hidroelétricas para o leilão de reserva de

capacidade a ser realizado em junho de 2025. Presidente da ANE – Mário Menel. (15’)

5. Debate Geral (30’)

6. Assuntos Gerais e Encerramento – Coordenador do CE (5’)

 

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetupjoin/19%3ameeting_NDNmNjUxZDAtNjg0Ni00YjI4LTk4MjUtOGRkNjA5YjQ4NzEy%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22e686fabe-9491-427a-b06a-335df97d1be1%22%2c%22Oid%22%3a%22884e9a38-6ab4-453d-8267-33ea97733eb8%22%7d

 

FLAVIO MIGUEZ DE MELLO (Biografia)

Eng. Civil, com especialização em hidráulica, pela UFRJ e M Sc em Geologia pelamesma instituição, Flavio Miguez de Mello é referência em Engenharia de barragens e hidroelétricas.

Atuou em projetos hidroelétricos e em barragens de mineração em países da América do Sul, África e Europa. Fez cursos e treinamentos nos EUA, Canadá e Portugal.

Professor de geotecnia e hidráulica na UFRJ e professor visitante ou convidado em diversas outras universidades, dirigiu empresas de engenharia consultiva e associações técnicas no Brasil e no exterior e é membro de juntas de consultores em barragens.

Autor de três livros e de diversos capítulos em livros relacionados à engenharia de barragens, além de diversos trabalhos técnicos publicados em congressos e periódicos técnicos. É coordenador do Comitê Editorial e presidente do Conselho Consultivo da ANE.

 

ALTINO VENTURA FILHO (Biografia)

Altino Ventura Filho é Engenheiro Eletricista formado pela UFPE em 1965, onde permaneceu como professor por cinco anos. Como Gestor de Empresas foi Diretor Técnico Executivo e Diretor Geral Brasileiro da ITAIPU Binacional, Presidente da ELETROBRAS e Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. Foi membro dosconselhos de administração da CEPISA, CERJ, ONS, ELETROBRÁS, ITAIPU Binacional, CHESF e EPE.

Engenheiro da ELETROBRÁS durante trinta anos, foi chefe de departamento, assistente da diretoria e secretário executivo do GCPS. Na área internacional, representou o Brasil na CIER e na AIEA.

Consultor de planejamento energético do MME em projetos do Banco Mundial, tem publicações em congressos nacionais e internacionais, participou de painéis e concedeu entrevistas no campo da energia elétrica. É membro titular da Academia Pernambucana de Engenharia e da Academia Nacional de Engenharia.

 

JERSON KELMAN (Biografia)

Jerson Kelman foi professor da COPPE-UFRJ por quase 50 anos e principal dirigente da ABRH, ANA, ANEEL, LIGHT, ENERSUL e SABESP. Atualmente é membro doConselho Consultivo da ANE e dos conselhos de administração da EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON.

COMITÊ DE ENERGIA DA ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA

Phone:

Website:

Email:

COMITÊ DE ENERGIA DA ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência