Palestra com a Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Rita de Cássia Guimarães Mesquita.
Data: 15/08
Horário: 15h
Inscrições: https://www.Sympla.com.br/evento-online/ciclo-mata-atlantica-e-baia-de-guanabara-pre-conferencia/2101649
Como parte do ciclo “MATA ATLÂNTICA E BAÍA DE GUANABARA – Pré-Conferência”, o Clube de Engenharia convida para palestra da Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Rita de Cássia Guimarães Mesquita, no dia 15/08, às15h. Ela vai tratar da interação entre a biodiversidade da região com as atividades humanas, tendo em vista a busca de um desenvolvimento sustentável para a Baía e seu entorno. A transmissão será pelo Sympla zoom.
Realização:
DAT (Diretoria de Atividades Técnicas) e DRNR (Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis)
Apoio:
DGM (Divisão Técnica de Geologia e Mineração), DEA (Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente), MOVIMENTO BAÍA VIVA, SEAERJ, Centro Cultural da SEAERJ e ASSACLA
Coordenação:
Ibá dos Santos Silva e José Stelberto Porto Soares
Sobre a palestrante:
Rita de Cássia Guimarães Mesquita: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1989) e doutorado em Ecologia de Ecossistemas pelo Institute of Ecology – University of Georgia (1995). É pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e servidora de carreira do MCTI. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Manejo de Áreas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica da vegetação secundaria, fragmentação florestal rural e urbana, regeneração florestal e agroflorestas, conservação de biodiversidade e gestão ambiental. Entre 2004 e 2008 foi secretária adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas. Ali coordenou trabalhos de criação e implementação de unidades de conservação, o zoneamento econômico ecológico, e a formulação de legislação sobre gestão ambiental. Entre 2008 e 2012 foi uma das coordenadoras do Jardim Botânico de Manaus e Diretora Técnica do Museu da Amazônia. Foi coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia – MPGAP – do INPA entre 2010-2016, e Coordenadora de Extensão do INPA entre 2016-2023, se dedicando à divulgação cientifica, extensão rural e popularização da ciência. Atualmente atua como Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.