Carregando Eventos

Clube de Engenharia do Brasil promove debate Compromissos de Estado – Metas e Desafios para o Futuro no dia 27 de maio

27 maio 18:00 às 20:00

O Clube de Engenharia do Brasil realiza, no próximo 27 de maio de 2026, das 18h às 20h, o evento Brasil: “Compromissos de Estado – Metas e Desafios para o Futuro”, com palestra do engenheiro agrônomo Ibá dos Santos Silva. O encontro será realizado no Auditório do 22o andar da entidade, com transmissão online e inscrições via Sympla. Discutirá temas como desenvolvimento tecnológico sustentável, conhecimento ancestral, inclusão social, equilíbrio climático, agronegócio, agricultura familiar, bioeconomia e os desafios do Brasil diante de compromissos internacionais e da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta do evento é colocar em debate a relação entre metas internacionais, desenvolvimento nacional e justiça social, em um momento em que o Brasil ocupa posição estratégica nas discussões sobre clima, cooperação internacional e desenvolvimento sustentável. Entre os pontos previstos para a palestra estão o processo de desenvolvimento tecnológico sustentável e socioambiental, a valorização do conhecimento tradicional e a necessidade de ampliar políticas de inclusão social, com destaque para o ODS 2.

A iniciativa também busca reforçar a importância da manutenção dos acordos internacionais para preservar a credibilidade do Estado brasileiro perante outras nações. A avaliação é de que esse compromisso fortalece a confiança internacional na implementação de programas brasileiros voltados ao desenvolvimento tecnológico local, com base em técnicas sustentáveis e em práticas comprometidas com o interesse social.

O palestrante Ibá dos Santos Silva é engenheiro agrônomo, conselheiro do Clube de Engenharia do Brasil, da Seaerj e do CCseaerj, além de ter integrado a delegação brasileira na RIO+20 e na COP 20. A expectativa é que sua participação contribua para aprofundar o debate sobre os caminhos possíveis para conciliar crescimento, soberania, preservação ambiental e desenvolvimento inclusivo.

A organização do evento é do Clube de Engenharia do Brasil por meio das diretorias técnicas DRHS, DGM, DRNR, DTEQ, DTRL e DEN, com apoio da DEA (Meio Ambiente), DPG (Petróleo e Gás), DUR (Urbanismo), DETI (Eletrônica e Tecnologia da Informação), além das seguintes entidades: Crea-RJ, Seaerj, CCSeaerj, Senge-RJ, FMU, Fisenge e Assintec.

[INSCREVA-SE AQUI]

Clube de Engenharia

Clube de Engenharia

Avenida Rio Branco, 124
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20040001

Próximo Eventos