Humanidades na Engenharia de agosto: Engenharia e Extensão: aproximando o campo tecnológico das demandas populares
Os desafios dos engenheiros no mundo contemporâneo são complexos e exigem o domínio de conhecimentos que extrapolam o campo das ciências exatas. Além da perfeição técnica, os projetos que envolvem a atividade têm impactos sociais e ambientais que também precisam ser cuidados. Muitas vezes a própria Engenharia tem muitas contribuições a fazer nesses campos, ao ajudar a solucionar problemas.
Por isso, o projeto Humanidades na Engenharia tem a honra de receber o professor Felipe Addor, Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da UFRJ (http://www.nides.ufrj.br) que vai nos falar sobre a importância da extensão para a formação da engenharia, uma reflexão sobre as diretrizes além de compartilhar experiências. Não perca dessa palestra inspiradora! O tema deste episódio, no dia 29/08 (terça-feira), às 18h, é “Engenharia e Extensão: aproximando o campo tecnológico das demandas populares” e o público poderá fazer perguntas ao palestrante. O conselheiro Carlos Ferreira vai entrevistar o convidado.
Coordenação:
Maria Alice Ibañez Duarte, vice-presidente do Clube de Engenharia, e Carlos Ferreira, Conselheiro do Clube de Engenharia
Sobre o palestrante:
Felipe Addor: Possui graduação (2004) e mestrado (2006) em Engenharia de Produção e doutorado (2012) em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. É professor adjunto e Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), órgão suplementar do Centro de Tecnologia, e pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica – Soltec/UFRJ. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ). É organizador dos livros Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária (volumes I e II, 2018, Editora da UFRJ), Tecnologia para o Desenvolvimento Social (2018, Editora Lutas Anticapital), Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário (2005/2011, Editora UFRGS), e da trilogia Pesquisa, Ação e Tecnologia (2015; Editora UFRJ) e autor do livro Teoria Democrática e Poder Popular na América Latina (2016, Editora Insular). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas: Economia Solidária, Tecnologia Social, Formação em Engenharia, Pesquisa-Ação Extensão Tecnológica, Assessoria a empreendimentos, Gestão e produção em assentamentos da Reforma Agrária, Políticas Públicas e Democracia Participativa. Integrante da Coordenação da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (Abepets).
Transmissão: pelo YouTube.